MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Créditos de ação cível vendidos são penhorados por dívida trabalhista
$$$

Créditos de ação cível vendidos são penhorados por dívida trabalhista

Para colegiado, o adquirente falhou em demonstrar boa-fé, uma vez que a situação legal da empresa era facilmente verificável.

Da Redação

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Atualizado às 15:30

A 3ª vara do Trabalho de Pelotas/RS, o juiz Frederico Russomano determinou a penhora de créditos de uma empresa e seus sócios em ações cíveis na Justiça Estadual, devido ao não pagamento de verbas trabalhistas.

A situação se tornou complexa quando um terceiro alegou ter adquirido um dos créditos por meio de cessão onerosa com deságio, antes da ordem de penhora. Esse terceiro recorreu à Justiça do Trabalho para requerer a liberação dos valores, argumentando ter agido de boa-fé e tomado as devidas precauções ao adquirir o crédito.

No entanto, a Seção Especializada em Execução do TRT da 4ª região, em decisão unânime, manteve a penhora sobre os créditos, confirmando a sentença do juiz Frederico Russomano.

 (Imagem: Freepik.)

Colegiado confirmou sentença do juiz de origem, mantendo a penhora sobre os créditos.(Imagem: Freepik.)

A desembargadora Lucia Ehrenbrink, relatora do caso, destacou em seu relatório que, conforme o art. 792, § 3º, do CPC, cabe ao terceiro adquirente comprovar a adoção de todas as medidas cautelares ao adquirir um bem não sujeito a registro.

No caso em questão, o terceiro adquiriu os créditos de um processo cível com deságio em um momento em que o executado já figurava como réu em uma execução trabalhista frustrada, informação que poderia ter sido facilmente verificada por meio de certidões.

Diante disso, o terceiro adquirente não pode ser considerado de boa-fé, conforme determina a lei.

O Tribunal omitiu o número do processo.

Com informações do TRT da 4ª região.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...