MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CVC prestará contas por suposto descumprimento em contrato de franquia
Contrato

CVC prestará contas por suposto descumprimento em contrato de franquia

Juiz reconheceu o pedido de prestação de contas como legítimo, reforçando o dever de transparência nas relações de franquia e a importância das informações financeiras para as franqueadas.

Da Redação

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Atualizado em 25 de setembro de 2024 16:04

O juiz de Direito Daniel Rodrigues Thomazelli, da 1ª vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem de SP, determinou a CVC Brasil preste contas às suas franqueadas, após estas alegarem descumprimento contratual. Na decisão, o magistrado entendeu que o pedido era legítimo e necessário para garantir a transparência na relação entre franqueadora e franqueadas.

A ação foi movida por franqueadas que afirmaram falta de transparência em relação aos valores de repasse previstos no contrato de franquia, como receitas de vendas realizadas por meios eletrônicos e cancelamentos.

Em sua defesa, a CVC afirmou que as partes mantêm relação há mais de 10 anos. Sustentou, ainda, que não houve descumprimento das cláusulas contratuais.

 (Imagem: Freepik)

Juiz determinou que a empresa tem o prazo de 15 dias para apresentar as contas.(Imagem: Freepik)

Na decisão, o juiz entendeu que o pedido de prestação de contas era legítimo e necessário para garantir a transparência na relação entre franqueadora e franqueadas.

Ademais, o magistrado destacou que a franqueadora não forneceu as informações solicitadas, mesmo após notificações extrajudiciais.

"Todavia, verifico que as informações solicitadas são igualmente relevantes para a franqueada, pois servem como parâmetro para a verificação do cumprimento contratual. Além disso, as notificações extrajudiciais demonstram a tentativa da parte autora em receber as informações relacionadas ao repasse."

Com isso, a empresa tem o prazo de 15 dias para apresentar as contas, sob pena de não poder contestar eventuais informações apresentadas pelas franqueadas no decorrer do processo.

O escritório Matheus Santos Advogados atua na causa.

Confira aqui a decisão.

Matheus Santos Advogados

Em nota, a CVC afirmou que irá recorrer da decisão proferida e que se trata de "caso isolado em meio a demais precedentes favoráveis em que se discute o tema, o que reforça a tese da empresa".

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...