MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes autoriza retorno imediato do X e manda Anatel retomar o serviço
Rede social

Moraes autoriza retorno imediato do X e manda Anatel retomar o serviço

Plataforma X tem atividades liberadas no Brasil após atender condições impostas pelo STF.

Da Redação

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Atualizado em 9 de outubro de 2024 12:51

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o retorno das atividades da rede social X (Twitter) no Brasil, determinando que a Anatel tome as medidas necessárias para o restabelecimento do serviço.

O funcionamento da plataforma estava suspenso em todo o país desde 30 de agosto devido ao descumprimento reiterado de decisões judiciais emitidas pelo STF.

Na decisão, o ministro ressaltou que o retorno das operações do X está condicionado ao cumprimento total da legislação brasileira e à "absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional".

A PGR manifestou-se favoravelmente, afirmando que não havia impedimentos para a retomada das atividades da empresa no Brasil.

 (Imagem: Rafael Rosa/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Rede social X poderá voltar ao ar no Brasil.(Imagem: Rafael Rosa/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Condições para o retorno

A suspensão da rede social foi decretada em 30 de agosto por Alexandre de Moraes, que determinou a interrupção até que as decisões judiciais da Corte fossem cumpridas. A 1ª turma do STF ratificou a medida.

No dia 27 de setembro, a empresa X comprovou o cumprimento integral de duas condições impostas: o bloqueio de perfis que divulgavam desinformação e a nomeação de um representante legal no Brasil, conforme exigido pela legislação para empresas estrangeiras atuarem no país. Posteriormente, a empresa também realizou o pagamento integral dos valores devidos.

Veja a decisão.

A advogada Nuria López, sócia do Daniel Advogados, ressaltou que dentre os requerimentos impostos pela 1ª turma do STF e já cumpridos pela plataforma, está o de cumprimento das decisões judiciais, o que ganha destaque sobretudo em razão do período eleitoral para as disputas em 2º turno. "As demais plataformas já colaboram, inclusive em parcerias institucionais, com a Justiça Eleitoral brasileira. Dessa forma, vão se desenhando dinâmicas institucionais importantes para o equilíbrio entre liberdade de expressão e outros valores democráticos", disse.

"Ainda estão pendentes duas ADPF, uma da OAB, outra do Partido Novo, que no contexto do bloqueio do X, trouxeram discussões mais amplas, como a relevância pública das redes sociais, da qual decorreria um regime jurídico de prestação ininterrupta, e consequentemente, a impossibilidade de bloqueios por decisão judicial. Na ocasião, o Ministro Relator Nunes Marques recebeu as ADPF e, seguindo o procedimento, solicitou manifestação da AGU e parecer da PGR. Ambos os órgãos já se manifestaram contrariamente ao prosseguimento das ações, sem adentrar no mérito, por entender que ADPF não é o instrumento adequado para se manifestar contra decisões da Corte. Com ambas as manifestações e o reestabelecimento da Plataforma, é muito provável que as ações não prossigam e que os debates sobre a relevância e o regime de responsabilidade das Plataformas seja feito em outras searas."

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...