MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ mantém multa ao Facebook por descumprir ordem de quebra de sigilo
Decisão

STJ mantém multa ao Facebook por descumprir ordem de quebra de sigilo

Colegiado afirmou que o acórdão questionado abordou de forma clara e fundamentada os pontos controvertidos, estando em conformidade com a legislação e a jurisprudência da Corte.

Da Redação

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Atualizado às 17:11

A 6ª turma do STJ rejeitou recurso do Facebook Brasil contra multa diária por descumprir ordem de quebra de sigilo telemático. O colegiado afirmou que os argumentos sobre criptografia de ponta a ponta foram apresentados tardiamente, configurando inovação recursal.

O caso envolvia a investigação de crimes graves, como tráfico de drogas e associação criminosa. No recurso, a empresa argumentou que enfrentava dificuldades técnicas, como restrições relacionadas à criptografia, e jurídicas, devido à sua atuação como subsidiária de uma corporação estrangeira, para cumprir a ordem judicial.

 (Imagem: Freepik)

STJ mantém multa ao Facebook por descumprir ordem de quebra de sigilo.(Imagem: Freepik)

Contudo, o relator, ministro Sebastião Reis Jr., destacou que os embargos de declaração têm função restrita, nos termos do art. 619 do Código de Processo Penal, sendo cabíveis apenas para corrigir omissões, obscuridades, contradições ou ambiguidades em decisões judiciais. Contudo, o relator afirmou que o acórdão questionado abordou de forma clara e fundamentada os pontos controvertidos, estando em conformidade com a legislação e a jurisprudência da Corte.

O relator também apontou que a empresa apresentou novos argumentos sobre supostas limitações técnicas, como a criptografia ponta a ponta, apenas nesta fase processual. Segundo o ministro, essa alegação constitui inovação recursal, o que impede sua análise devido à preclusão consumativa. Além disso, ele ressaltou que o longo tempo de descumprimento da determinação judicial justifica a manutenção do valor total da multa acumulada.

Por fim, o ministro concluiu que não houve qualquer omissão no acórdão embargado e rejeitou os embargos de declaração. 

Com isso, a 6ª turma, por unanimidade, decidiu manter a aplicação das multas diárias e rejeitou o recurso da empresa.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...