MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/GO nega seguro por morte a família de envolvido com tráfico
Seguro

TJ/GO nega seguro por morte a família de envolvido com tráfico

Colegiado relatou que a apólice excluía eventos decorrentes de atos ilícitos dolosos, como o tráfico de drogas e porte de arma de fogo.

Da Redação

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Atualizado às 15:21

A 11ª câmara Cível do TJ/GO manteve sentença que negou a cobertura de seguro de vida em caso envolvendo a morte de um segurado durante confronto armado com a polícia. O colegiado destacou que a apólice contratada excluía explicitamente eventos decorrentes de atos ilícitos dolosos praticados pelo segurado.

O segurado foi morto em contexto relacionado ao tráfico de drogas, conforme boletim de ocorrência anexado ao processo. Segundo os registros, ele portava arma de fogo e substâncias entorpecentes no momento do confronto. A seguradora argumentou que tal conduta configurava agravamento doloso do risco, fundamento aceito pelas instâncias anteriores.

Os autores da ação recorreram alegando ausência de comprovação judicial sobre a prática de crime pelo segurado. No entanto, a relatora enfatizou que, nos contratos de seguro, o agravamento do risco exclui a obrigação de indenização pela seguradora, desde que previsto na apólice, o que foi observado no caso concreto.

 (Imagem: Freepik)

TJ/GO nega seguro por morte devido a atos ilícitos do segurado.(Imagem: Freepik)

Ao analisar os autos, a relatora, juíza substituta Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, rejeitou os argumentos de que a seguradora teria violado o CDC. Para ela, ficou demonstrado que os termos da apólice eram claros e respeitaram os deveres de informação e transparência exigidos pela legislação.

Por fim, a 11ª câmara concluiu pela improcedência do recurso, elevando os honorários advocatícios sucumbenciais a 12% sobre o valor da causa.

O escritório Mascarenha Barbosa Advogados atuou no caso.

Veja o acórdão.

Mascarenhas Barbosa Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA