MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ atinge marca histórica e recebe mais de 500 mil processos em 2024
Balanço anual

STJ atinge marca histórica e recebe mais de 500 mil processos em 2024

Presidente Herman Benjamin destacou a desproporção entre a demanda e a capacidade de julgamento, revelando uma judicialização preocupante da sociedade brasileira.

Da Redação

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Atualizado às 22:51

Durante a sessão da Corte Especial nesta quinta-feira, 19, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, apresentou um balanço histórico: a Corte recebeu mais de 500 mil processos em um único ano. Segundo o ministro "é um recorde que nós não devemos ter orgulho".

Só em 2024, o total de casos registrados alcançou 501 mil, incluindo os recursos distribuídos aos gabinetes e os analisados preliminarmente pela presidência.

Ao destacar os números, o presidente enfatizou a demanda extraordinária enfrentada pelo STJ.

"É um recorde que nós não devemos ter orgulho. Não há tribunal no mundo que receba algo que se assemelhe a isso. Este número é não apenas o maior, mas também demonstra a incompatibilidade entre a demanda e a capacidade humana, mesmo com o uso da tecnologia."

De acordo com dados divulgados durante a sessão, o Tribunal recebeu 474.495 recursos, julgou 493.164 casos sem recurso interno e 677.255 com recurso interno, além de ter baixado 457.475 processos.

Veja os números:

Ademais, o presidente ressaltou que, desde sua fundação em 1989, a distribuição de casos no STJ tem mostrado crescimento constante. Herman Benjamin classificou o recorde como um reflexo preocupante da excessiva judicialização no Brasil, reafirmando os desafios do Tribunal em lidar com uma carga de trabalho sem precedentes para os 30 ministros julgadores.

Confira:

Força-tarefa

Além disso, o presidente anunciou resultados expressivos na redução do acervo de processos da 3ª seção do tribunal. Com a convocação de 100 juízes para uma força-tarefa, os números já indicam uma redução de mais de 13% no acervo.

Um dos destaques foi o gabinete da ministra Daniela Teixeira, que, com o apoio da força-tarefa e de juízes auxiliares, diminuiu sua carga de mais de 12 mil processos para 4.767.

Segundo o presidente, o esforço reflete uma "obra coletiva", envolvendo ministros, chefes de gabinete, juízes e servidores, com apoio direto da presidência do Tribunal.

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...