MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP: Inconstitucional lei municipal que proíbe banheiros multigêneros
Discriminação

TJ/SP: Inconstitucional lei municipal que proíbe banheiros multigêneros

Tribunal considerou ofensa ao princípio da dignidade humana e outros direitos.

Da Redação

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Atualizado às 14:11

O Órgão Especial do TJ/SP declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da lei municipal 10.488/22, de Santo André, que proibia a instalação de banheiros "multigêneros" em espaços públicos e privados da cidade.

A prefeitura do município havia ajuizado uma ação direta de inconstitucionalidade argumentando, entre outros aspectos, que a norma, de iniciativa parlamentar, infringia o princípio da dignidade humana e os direitos à igualdade, intimidade, vida privada, honra e imagem, além dos princípios da livre iniciativa e do livre exercício da atividade econômica.

 (Imagem: Freepik)

Lei municipal que proíbe banheiros multigêneros é inconstitucional, decide TJ/SP.(Imagem: Freepik)

O desembargador Xavier de Aquino, relator do processo, destacou que a lei extrapolava a autonomia municipal e invadia a competência exclusiva da União para legislar sobre a proibição de banheiros em instituições de ensino.

"Ao vedar a instalação de banheiros 'multigêneros', instituiu verdadeira discriminação àqueles que não se identificam com o sexo biológico de nascimento, discriminação essa que não encontra sede nos princípios que norteiam a Constituição da República e que vem sendo combatida por todas as Cortes de Justiça do Brasil."

Xavier de Aquino também ressaltou o artigo 277 da Constituição Estadual, que determina a obrigação do Poder Público e da família em assegurar, com absoluta prioridade, direitos fundamentais à criança, ao adolescente, ao jovem, ao idoso e às pessoas com deficiência, incluindo o direito à dignidade, ao respeito e à liberdade, protegendo-os de qualquer forma de discriminação. A lei municipal, portanto, foi considerada contrária a esse preceito constitucional.

Leia o acórdão.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...