MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ex-aluna não pagará universidade por período posterior à colação
Cobrança indevida

Ex-aluna não pagará universidade por período posterior à colação

Médica antecipou colação de grau na pandemia, e cobrança dizia respeito a período posterior à graduação.

Da Redação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Atualizado às 14:33

A juíza de Direito Grace Correa Pereira, da 9ª vara Cível de Brasília/DF, julgou improcedente pedido de cobrança de universidade contra ex-aluna do curso de medicina. A instituição de ensino pleiteou as mensalidades de maio a junho de 2022, porém a estudante havia antecipado sua graduação durante a pandemia, e colou grau em abril daquele ano.

 (Imagem: Freepik)

Universidade não poderá cobrar por período posterior à colação de grau.(Imagem: Freepik)

Em defesa, a médica afirmou que a cobrança era abusiva e comprovou que as mensalidades referiam-se a período em que não era mais aluna da instituição.

Em razão da não prestação de serviços por parte da universidade no período pleiteado, a juíza entendeu que a cobrança não era cabível, uma vez que a aluna já havia se formado e não frequentava mais as aulas.

"Na situação em exame, entendo que a cobrança de mensalidade referente à período posterior à colação de grau é abusiva e destituída de razoabilidade."

A juíza reforçou que "a antecipação da colação de grau é uma possibilidade prevista na legislação e foi conferida pela própria instituição de ensino". Reconheceu, assim, a inelexibilidade do débito.

O escritório Kairo Rodrigues Advocacia Especializada atuou pela ex-aluna.

Confira aqui a sentença.Kairo Rodrigues Advocacia Especializada

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...