MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caso Mércia: Mizael Bispo processa Band por chamá-lo de canalha
Difamação

Caso Mércia: Mizael Bispo processa Band por chamá-lo de canalha

Ex-policial alega que o apresentador do Brasil Urgente, Joel Datena, ofendeu sua honra e que a reportagem prejudica sua reintegração social.

Da Redação

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Atualizado às 15:44

O ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, condenado pela morte de sua ex, a advogada Mércia Nakashima, ingressou com duas ações judiciais contra a Band e contra o jornalista Joel Datena.

Mizael alega ter sido alvo de comentários difamatórios e sensacionalistas feitos pelo apresentador no programa Brasil Urgente, que teria exposto sua imagem e honra de maneira excessiva.

Na ação, o autor detalha que, em dezembro de 2024, Joel Datena apresentou reportagem relembrando o caso do homicídio de Mércia Nakashima.

Durante o programa, o apresentador teria utilizado expressões como "canalha" para se referir ao autor, além de abrir espaço para declarações que o acusavam de práticas ilegais e comportamento inadequado, fatos que Mizael nega.

 (Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Mizael Bispo ajuizou duas ações contra Band e apresentador por reportagem no Brasil Urgente.(Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress)

Segundo a inicial, "os fatos narrados e os comentários maldosos não têm relação com o caso pelo qual o autor foi condenado e extrapolam os limites da liberdade de expressão."

Mizael também alega que os ataques públicos prejudicam sua reintegração social e colocam em risco a segurança de seus familiares, que vêm sofrendo humilhações e constrangimentos.

A defesa de Mizael requer que Joel Datena e a emissora sejam proibidos de mencionar o nome de Mizael ou de exibir sua imagem, sob pena de multa diária.

Além disso, solicita que seja assegurado o direito de resposta no mesmo programa e pede uma indenização por danos morais no valor mínimo de 40 salários-mínimos, considerando o impacto das declarações em sua reputação e vida familiar.

Na ação penal, a defesa solicita que a Justiça aceite a queixa-crime e condene o apresentador Joel Datena pelo crime de difamação, com aplicação da causa de aumento de pena prevista no art. 141, § 2º, do CP, devido à utilização da internet como meio de propagação.  Também requer indenização por danos morais, cujo valor será fixado pelo juízo.

Relembre o caso

A advogada Mércia Nakashima, de 28 anos, foi encontrada morta em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, em junho de 2010. Ela era ex-namorada de Mizael Bispo, que foi apontado como responsável pelo crime.

Segundo a perícia, Mércia foi baleada e, em seguida, morreu afogada. A jovem, que não sabia nadar, havia desaparecido no dia 23 de maio daquele ano, após sair da casa dos pais em Guarulhos.

Oito dias após o desaparecimento, Mizael foi convocado a depor e afirmou não ter informações sobre o paradeiro da ex-namorada.

Ele declarou que, no momento do desaparecimento, estava acompanhado de uma prostituta, mas essa pessoa nunca foi localizada. A investigação e o MP o acusaram de cometer o crime por ciúmes e vingança, motivados pelo término definitivo do relacionamento com Mércia.

Evandro Bezerra Silva foi identificado como cúmplice de Mizael, ajudando-o a fugir do local do crime.

Ambos foram condenados por homicídio doloso qualificado, sendo os agravantes o motivo torpe, o meio cruel e a impossibilidade de defesa da vítima. Durante todo o processo, os dois negaram os crimes e alegaram inocência.

Em 2013, Mizael foi condenado em Júri popular no Fórum de Guarulhos. Inicialmente, recebeu uma pena de 20 anos de prisão, aumentada para 22 anos e 8 meses em 2017. 

Em 2024, o réu obteve a progressão para o regime aberto. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...