MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1 mantém desligamento de estudante de medicina reprovado 3 vezes
Desligamento

TRF-1 mantém desligamento de estudante de medicina reprovado 3 vezes

Colegiado considerou que o desligamento foi legítimo, dado o baixo desempenho acadêmico do aluno ao longo de 26 anos.

Da Redação

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Atualizado às 17:53

A 12ª turma do TRF da 1ª região negou o pedido de um estudante para manter sua matrícula no curso de medicina da UFPI - Universidade Federal do Piauí, após ser desligado por reprovar pela terceira vez consecutiva. O colegiado concluiu que não houve qualquer ilegalidade no procedimento administrativo que resultou no desligamento, destacando o desinteresse demonstrado pelo aluno em sua vida acadêmica.

O estudante argumentou que o cancelamento foi "desproporcional e desarrazoado, desperdiçando os recursos já investidos em sua formação".

A juíza convocada Rosimayre Gonçalves, relatora do caso, com base no art. 207 da Constituição Federal, considerou que "não se verifica a ocorrência de qualquer ilegalidade no procedimento administrativo que culminou em seu desligamento".

 (Imagem: Freepik)

TRF-1 afirmou que as Universidades têm autonomia para definir regras de desligamento.(Imagem: Freepik)

A magistrada destacou que, durante os 26 anos de vínculo com a UFPI, o estudante concluiu apenas 32,9% da carga horária do curso (1.620h/a de um total de 9.105h/a), obteve índice de rendimento acadêmico de 3,63 e foi reprovado em 37 das 64 disciplinas cursadas, "o que demonstra o seu desinteresse pela vida acadêmica".

A juíza ressaltou a autonomia didático-científica e administrativa das instituições de ensino superior, que "ficam autorizadas a adotar medidas para o desligamento do estudante (jubilamento) em razão do descumprimento das regras para a aquisição do diploma de curso superior", desde que observados o devido processo legal, a razoabilidade e a proporcionalidade, como no caso em análise.

A 12ª turma, por unanimidade, negou o pedido do estudante para manter sua matrícula no curso de Medicina da UFPI.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...