MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filha reconhecida tardiamente não terá pensão desde a morte do pai
Pensão

Filha reconhecida tardiamente não terá pensão desde a morte do pai

Colegiado destacou que a paternidade foi reconhecida tardiamente, o que impede o pagamento retroativo do benefício.

Da Redação

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Atualizado às 18:31

O TRF da 1ª região, por decisão unânime da 1ª turma, negou recurso que pleiteava o pagamento retroativo de pensão por morte. O colegiado concluiu que o benefício deve ser concedido ao dependente habilitado apenas a partir da data da habilitação, sem desconto da cota-parte dos beneficiários já reconhecidos, mesmo que haja ação de investigação de paternidade em andamento.

A autora da ação, filha do falecido, buscava receber a cota-parte da pensão desde a data do óbito. A requerente alegava preencher os requisitos para a concessão do benefício desde o falecimento do pai.

 (Imagem: Freepik)

Filha reconhecida em ação de paternidade terá benefício desde requerimento.(Imagem: Freepik)

O desembargador Gustavo Soares Amorim, relator do caso, ressaltou que o reconhecimento da paternidade da autora ocorreu por meio de ação de investigação de paternidade anos após o óbito.

Embora o benefício seja devido a partir da data do óbito, o relator explicou que o STJ estabeleceu que, existindo dependentes já habilitados, o pagamento ao dependente habilitado tardiamente, independentemente de sua capacidade civil, produz efeitos a partir da data do requerimento.

Dessa forma, "ao dependente habilitado tardiamente, deve ser concedido a partir da habilitação, sendo indevido o desconto da cota-parte dos dependentes previamente habilitados ainda que em curso ação de investigação de paternidade".

A decisão da turma foi unânime, acompanhando o voto do relator.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...