MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ação de advogado que atuou contra e a favor do mesmo homem é extinta
Trabalhista

Ação de advogado que atuou contra e a favor do mesmo homem é extinta

Advogado representava trabalhador e atuava, também, na defesa de ex-colega, que moveu ação contra a empresa alegando assédio moral praticado pelo próprio empregado.

Da Redação

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Atualizado às 10:48

A 3ª turma do TRT da 12ª região manteve a extinção de ação trabalhista devido à identificação de conflito de interesses na atuação do advogado. O tribunal concluiu que o profissional representava simultaneamente dois clientes em processos distintos, mas com versões opostas sobre os mesmos fatos.

O caso envolve o trabalhador, que ajuizou reclamação contra a empresa, questionando sua demissão por justa causa. No entanto, o mesmo advogado que o representava também atuava na defesa de uma ex-colega, que moveu ação contra a empresa alegando assédio moral praticado pelo próprio trabalhador.

No primeiro processo, patrocinado pelo advogado, uma trabalhadora alegava assédio moral praticado por seu superior hierárquico.

Já na segunda ação, o mesmo advogado defendia o suposto assediador, sustentando que ele tinha uma "carreira cristalina e ilibada" e que a justa causa aplicada era "totalmente infundada e injustificada".

 (Imagem: Freepik)

TRT-12 extingue ação por advogado atuar em casos semelhantes com versões opostas.(Imagem: Freepik)

O relator do caso, desembargador Reinaldo Branco de Moraes, destacou que a conduta do advogado violou os artigos 17 e 18 do Código de Ética e Disciplina da OAB, que vedam a representação simultânea de clientes com interesses opostos.

Segundo a decisão, "o conflito de interesses emerge cristalino, visto que o mesmo procurador apresenta versões fáticas totalmente díspares acerca dos mesmos eventos".

Diante disso, o TRT-12 negou provimento ao recurso do trabalhador e manteve a extinção da ação sem resolução do mérito. Além disso, determinou o envio de cópias da decisão para as seccionais da OAB de Santa Catarina e São Paulo, para apuração de eventual infração disciplinar.

Os advogados Maurício del Castillo e Jheniffer Tourinho, do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados, atuam na defesa da empresa.

Veja a decisão.

BARROSO FONTELLES, BARCELLOS, MENDONCA & ASSOCIADOS - ESCRITORIO DE ADVOCACIA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...