MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes determina desbloqueio das contas de Monark nas redes sociais
On-line de novo

Moraes determina desbloqueio das contas de Monark nas redes sociais

Influenciador é investigado em inquérito por disseminação de notícias falsas a respeito das eleições.

Da Redação

sábado, 8 de fevereiro de 2025

Atualizado às 07:51

Ministro Alexandre de Moraes determinou, nesta sexta-feira, 7, o desbloqueio das contas em redes sociais do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark.

Ele é investigado em um inquérito no STF sob a acusação de disseminar notícias fraudulentas sobre o processo eleitoral.

Embora tenha autorizado a retomada do acesso às redes, Moraes impôs uma multa de R$ 20 mil em caso de reincidência, além da remoção de postagens consideradas irregulares.

 (Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Ministro Alexandre de Moraes permitiu desbloqueio de contas de Monark nas redes sociais.(Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress)

Os bloqueios foram decretados após um relatório apontar que Monark continuava publicando vídeos em novas contas, mesmo após a decisão inicial de suspensão. O documento foi elaborado pelo setor de combate à desinformação do TSE, que era presidido por Moraes à época.

Além das restrições às redes sociais, o influenciador teve contas bancárias bloqueadas e a monetização de seus canais suspensa.

A defesa de Monark argumenta que o inquérito instaurado contra ele é irregular, pois trata a divulgação de supostas fake news como crime. Para os advogados, a prática de desinformação teria caráter cível, o que não justificaria as medidas impostas.

Patrocínio