MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ prorroga afastamento de magistradas do TJ/BA por venda de decisões
Corrupção no Judiciário

STJ prorroga afastamento de magistradas do TJ/BA por venda de decisões

Corte Especial apontou a gravidade dos fatos e a instabilidade no tribunal.

Da Redação

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Atualizado em 16 de fevereiro de 2025 11:08

A Corte Especial do STJ prorrogou, por mais um ano, o afastamento cautelar da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e da juíza Marivalda Almeida Moutinho, ambas do TJ/BA.

A decisão foi fundamentada pelo ministro Og Fernandes, relator da ação penal, que destacou a necessidade de preservação da estabilidade no tribunal enquanto perduram as investigações da Operação Faroeste.

 (Imagem: TJ/BA)

Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e juíza Marivalda Almeida Moutinho permanecem afastadas do TJ/BA por decisão do STJ.(Imagem: TJ/BA)

A operação apura um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo disputas de terras na região oeste da Bahia. Og Fernandes justificou a prorrogação com base na complexidade do processo, que envolve 15 acusados, entre desembargadores, juízes, servidores públicos, advogados e empresários.

Ele lembrou que a medida cautelar já havia sido prorrogada em fevereiro de 2024 e que os motivos que a sustentam permanecem atuais.

De acordo com o ministro, a tramitação do caso avança de forma regular e encontra-se na fase de estudos periciais derivados de pedidos complementares das defesas.

"A tramitação do feito se apresenta regular, em que pese os incontáveis documentos, diligências e providências imprescindíveis à sua instrução, afastando-se, pois, qualquer suposição de ilegalidade das medidas cautelares por excesso de prazo."

Og Fernandes enfatizou que, embora as ações penais e o inquérito estejam progredindo, o retorno das magistradas às atividades poderia causar "instabilidade e desassossego na composição, nas decisões e na jurisprudência do TJ/BA".

O relator explicou que, após a fase pericial, o caso seguirá para a finalização da instrução criminal, com a realização de interrogatórios e apresentação de alegações escritas.

Leia decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...