MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ prorroga afastamento de magistradas do TJ/BA por venda de decisões
Corrupção no Judiciário

STJ prorroga afastamento de magistradas do TJ/BA por venda de decisões

Corte Especial apontou a gravidade dos fatos e a instabilidade no tribunal.

Da Redação

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Atualizado em 16 de fevereiro de 2025 11:08

A Corte Especial do STJ prorrogou, por mais um ano, o afastamento cautelar da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e da juíza Marivalda Almeida Moutinho, ambas do TJ/BA.

A decisão foi fundamentada pelo ministro Og Fernandes, relator da ação penal, que destacou a necessidade de preservação da estabilidade no tribunal enquanto perduram as investigações da Operação Faroeste.

 (Imagem: TJ/BA)

Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago e juíza Marivalda Almeida Moutinho permanecem afastadas do TJ/BA por decisão do STJ.(Imagem: TJ/BA)

A operação apura um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo disputas de terras na região oeste da Bahia. Og Fernandes justificou a prorrogação com base na complexidade do processo, que envolve 15 acusados, entre desembargadores, juízes, servidores públicos, advogados e empresários.

Ele lembrou que a medida cautelar já havia sido prorrogada em fevereiro de 2024 e que os motivos que a sustentam permanecem atuais.

De acordo com o ministro, a tramitação do caso avança de forma regular e encontra-se na fase de estudos periciais derivados de pedidos complementares das defesas.

"A tramitação do feito se apresenta regular, em que pese os incontáveis documentos, diligências e providências imprescindíveis à sua instrução, afastando-se, pois, qualquer suposição de ilegalidade das medidas cautelares por excesso de prazo."

Og Fernandes enfatizou que, embora as ações penais e o inquérito estejam progredindo, o retorno das magistradas às atividades poderia causar "instabilidade e desassossego na composição, nas decisões e na jurisprudência do TJ/BA".

O relator explicou que, após a fase pericial, o caso seguirá para a finalização da instrução criminal, com a realização de interrogatórios e apresentação de alegações escritas.

Leia decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616