MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Vendedor responderá por acidente no transporte mesmo na modalidade FOB
Acidente rodoviário

Vendedor responderá por acidente no transporte mesmo na modalidade FOB

A decisão reforçou necessidade de comprovação expressa da aceitação da modalidade de transporte FOB que transfere a responsabilidade ao comprador.

Da Redação

sábado, 8 de março de 2025

Atualizado em 7 de março de 2025 15:31

Fornecedora de bobinas de papel e transportadora foram condenadas a pagar aproximadamente R$ 287 mil em indenização de danos materiais por acidente em que a carga transportada se desprendeu e atingiu caminhão na pista contrária.

A decisão foi proferida pela 2ª câmara Especial de Enfrentamento de Acervos do TJ/SC, que reafirmou a responsabilidade do vendedor pelo transporte das mercadorias, mesmo na modalidade FOB - Free on Board, que transfere os riscos ao comprador. O Tribunal destacou que essa transferência de responsabilidade só ocorre quando há comprovação expressa da aceitação dessa condição pelo comprador, o que não foi demonstrado no caso.

O que é  FOB - Free on Board?

 FOB - Free on Board é um termo do comércio internacional que define a transferência de responsabilidade pelo transporte. 

 (Imagem: Freepik)

Fornecedora de bobinas de papel e transportadora indenizarão por acidente durante o transporte.(Imagem: Freepik)

O acidente ocorreu em 22 de julho de 2020, na BR-470, no município de Pouso Redondo/SC. O caminhão da transportadora, carregado com bobinas de papel, invadiu a pista contrária e tombou. A carga se desprendeu e atingiu frontalmente caminhão de outra transportadora, sediada em Chapecó/SC. O acidente resultou na morte do motorista e em danos materiais significativos.

As empresas alegaram que o transporte era realizado sob a modalidade FOB, em que o comprador assume os riscos e custos do frete, assim, não poderiam ser responsabilizadas. Além disso, sustentaram a necessidade de chamamento ao processo do motorista envolvido no acidente.

A sentença de primeira instância, proferida pela 4ª vara Cível da Comarca de Chapecó, julgou parcialmente procedente a ação, condenando as empresas ao pagamento solidário de R$ 287.496,50. As empresas, então, recorreram ao TJ/SC.

FOB não se aplica automaticamente

Ao analisar o caso, o relator, desembargador substituto Yhon Tostes, destacou que a modalide de transporte FOB não se aplica automaticamente, sendo necessária a comprovação da concordância expressa do comprador quanto à transferência dos riscos do transporte, o que não foi demonstrado.

O magistrado ressaltou que o pagamento do frete e a responsabilidade por eventuais danos, na ausência dessa comprovação, recai sobre o fornecedor da mercadoria, aplicando-se a regra geral dos contratos de transporte.

Nesse sentido, enfatizou que "o vendedor não pode ser eximido de responsabilidade em um acidente de trânsito envolvendo o transporte das mercadorias quando não há demonstração da contratação da modalidade 'free on board' (FOB), o que não se comprova pela simples apresentação das notas fiscais que indicam ser o comprador responsável pelo pagamento do frete".

Além disso, reafirmou que o acidente foi devidamente esclarecido pelo boletim de ocorrência e negou o pedido de chamamento ao processo do condutor do caminhão, pois a responsabilidade objetiva pelo acidente já estava estabelecida.

Assim, o colegiado do TJ/SC decidiu, por unanimidade, negar provimento aos recursos das empresas e manter a decisão de primeira instância, reforçando a responsabilidade solidária pelo acidente.

Leia o acórdão.

Patrocínio

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...