MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ substitui prisão de ex-vereador Gabriel Monteiro por cautelares
Preventiva

STJ substitui prisão de ex-vereador Gabriel Monteiro por cautelares

Acusado de estupro, ex-verador deixou a prisão nesta sexta-feira, 21.

Da Redação

sábado, 22 de março de 2025

Atualizado às 14:31

O ex-vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro foi solto na noite desta sexta-feira, 21, após a 34ª vara Criminal da capital cumprir decisão da 6ª turma do STJ.

Gabriel responde a processo por estupro e estava em prisão preventiva desde novembro de 2022, poucos meses após ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.

Por unanimidade, os ministros da turma acolheram recurso da defesa e determinaram a substituição da prisão por medidas cautelares, como a proibição de deixar o Rio de Janeiro e a obrigação de comparecimento regular à Justiça.

Ele terá agora cinco dias para se apresentar e cumprir a determinação de uso de tornozeleira eletrônica.

 (Imagem: Paulo Carneiro/Ato Press/Folhapress)

Acusado de estupro, ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro, deixou a prisão na sexta-feira, 21.(Imagem: Paulo Carneiro/Ato Press/Folhapress)

Estupro

A denúncia apresentada pelo MP/RJ aponta que Gabriel Monteiro conheceu a vítima em uma boate e a levou até a residência de um amigo, no bairro do Joá, zona sul do Rio.

Conforme a acusação, o ex-vereador trancou a mulher em um quarto, a ameaçou com uma arma e cometeu o estupro sem uso de preservativo, mesmo diante de sua recusa. A vítima relatou também ter sido agredida com tapas durante o ato.

Exames médicos realizados posteriormente identificaram fissuras na parte interna da vagina e sinais de infecção por HPV.

Assédio

Além desse caso, Monteiro também é investigado por assédio moral e sexual contra ex-assessoras, e por envolver crianças e adolescentes em vídeos produzidos para redes sociais. Foi justamente esse último ponto que levou à cassação de seu mandato em agosto de 2022.

Em relatório, o Conselho de Ética da Câmara Municipal concluiu que ele manipulava gravações, forjava situações e explorava pessoas vulneráveis para se autopromover.

Em todas as ocasiões, Monteiro negou ter cometido crimes.

Nota de esclarecimento

Em nota, o TJ/RJ afirmou que a decisão que determinou a substituição da prisão preventiva de Gabriel Monteiro por medidas cautelares foi da 6ª turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, e não da 34ª vara criminal da capital, conforme divulgado na im prensa.

"De acordo com a decisão do STJ, caberá ao juízo de primeiro grau (34ª vara criminal da capital) somente fixar as medidas cautelares, especialmente a monitoração eletrônica e a proibição de contato com a ofendida, entre outras que entender pertinentes", afirmou o tribunal. 

O processo tramita em segredo de justiça.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...