MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Caixa Econômica adere ao Programa ESG20+ para a sustentabilidade
Prática ESG

Caixa Econômica adere ao Programa ESG20+ para a sustentabilidade

Iniciativa fortalece Marco Regulatório do ESG no Brasil, que está com a consulta pública aberta.

Da Redação

quinta-feira, 27 de março de 2025

Atualizado às 14:13

A Caixa Econômica Federal oficializou sua adesão ao protocolo de engajamento dos 20 Princípios Norteadores para o Desenvolvimento Sustentável, estrutura que embasa o Marco Regulatório ESG no Brasil, conhecido como "Programa ESG20+", que está com consulta pública aberta através do site.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Caixa, em Brasília/DF, e contou com a participação do presidente da instituição, Carlos Antônio Vieira Fernandes, do presidente da FPESG - Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), do vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo da FPESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, Sóstenes Marchezine, e de representantes de ambas entidades.

Com essa iniciativa, a Caixa avança em seu compromisso com a sustentabilidade, com foco em finanças sustentáveis.

"A Caixa foi o primeiro banco a ter uma vice-presidência voltada para a Sustentabilidade e Cidadania. As duas pautas andam juntas porque são compromissos firmados para garantir a qualidade de vida e a preservação socioambiental para as populações hoje e no futuro", afirmou o presidente Carlos Vieira.

Ratificaram o ato de assinatura e engajamento aos 20 Princípios do ESG outros executivos da Caixa, dentre eles o vice-presidente de sustentabilidade e cidadania digital, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes; o diretor executivo de sustentabilidade e cidadania digital, Jean Rodrigues Benevides; e o consultor de dirigente, Giovanni Mendonça.

Anteriormente, Mendonça e o superintendente nacional da Caixa, Marcelo Zardo Brettas, representaram oficialmente a instituição no evento especial "ESG 20 anos: legado e ação", que marcou o lançamento do "Manifesto ESG na Prática" e do "Programa ESG20+".

"A Caixa tem tradição e histórico na sustentabilidade e com este protagonismo reforça o papel fundamental do setor financeiro na consolidação de uma economia socioambiental mais justa e equilibrada", destaca Alexandre Arnone, presidente do Instituto Global ESG e fundador da Arnone Advogados Associados.

Para o advogado, que também é chairman do Grupo Arnone, o Movimento ESG na Prática converge boas práticas empresariais e institucionais e atua ativamente, em parceria com entidades como a Abrig - Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais para promover o mapeamento e o aperfeiçoamento contínuo da regulação da agenda ESG no país.

 (Imagem: George Vieira/Instituto Global ESG)

Caixa firma protocolo dos 20 Princípios Norteadores de ESG para o Desenvolvimento Sustentável.(Imagem: George Vieira/Instituto Global ESG)

A adesão da Caixa Econômica Federal ao "Programa ESG20+" marca um passo significativo para o avanço das diretrizes sustentáveis no setor bancário e na economia brasileira, reforçando a necessidade de práticas que aliem desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.

"O engajamento dos princípios ESG20+ por uma instituição do porte da Caixa é um marco que impulsiona a adoção de padrões sustentáveis em todo o mercado", afirmou Sóstenes Marchezine, que além de vice-presidente do Instituto Global ESG, é conselheiro da OAB/DF e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados Associados em Brasília.

Marchezine representa, ainda, o Conselho Federal da OAB na CNODs - Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no âmbito da presidência da República.

Participaram da agenda, ainda, o conselheiro do Instituto Global ESG, secretário de estratégia do Movimento ESG na Prática e representante do Instituto S Company e da S Tech, Erick Rezende; a chefe de gabinete da FPESG e relações institucionais do Instituto, Ana Clara Moura; e a coordenadora de Relações Internacionais do Instituto Global de ESG, Paola Comin.

Medalha Kofi Annan

Na ocasião, o presidente da Caixa Econômica Federal foi contemplado com a medalha "Busumuru" Kofi Atta Annan - O Homem do Planeta, uma comenda especial criada em celebração aos 20 anos do ESG.

A honraria, concedida pelo Instituto Global ESG, autorizada pela família de Annan e homologada internacionalmente pela Kofi Annan Foundation, foi entregue na sede da Caixa pelo presidente da Frente Parlamentar ESG na FPESG, deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), e pelo vice-presidente do Instituto Global ESG, Sóstenes Marchezine. Chefes dos Poderes e autoridades de alto nível brasileiras e internacionais também foram agraciadas.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, agradeceu a comenda e afirmou que o reconhecimento é fruto de muito trabalho. "Esse reconhecimento vem na esteira, principalmente, da criação de uma vice-presidência dedicada ao assunto e, totalmente, empoderada. Fortalecer a sustentabilidade está na pauta e é condição para que qualquer empresa possa avançar de forma perene. Vamos, sem dúvida, seguir esse caminho", completou Vieira. 

Moção de Honra e Louvor

A Caixa Econômica Federal e seus executivos foram agraciados com uma Moção de Honra e Louvor do Instituto Global ESG, do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.

A honraria destacou a contribuição estratégica da Caixa na promoção de práticas sustentáveis e seu impacto em todo o Brasil e em diversas partes do mundo, consolidando-a como referência em inovação e desenvolvimento socioambiental.

 (Imagem: George Vieira/Instituto Global ESG)

Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa Econômica Federal, foi contemplado com a medalha "Busumuru" Kofi Atta Annan - O Homem do Planeta.(Imagem: George Vieira/Instituto Global ESG)

Sobre o Programa ESG20+

O Programa ESG20+ foi lançado em celebração aos 20 anos do ESG (2004-2024) e inspirado no legado de Kofi Annan, com o objetivo de implementar na prática, de forma dinâmica e estratégica, os princípios ambientais, sociais e de governança em um plano de longo prazo (Plano Estratégico 2025-2045 de Convergência Interinstitucional e Multissetorial).

O programa prevê revisões técnicas a cada 5 anos, em 4 fases ordinárias, garantindo constante evolução e integração das melhores práticas ESG.

O Manifesto ESG na Prática é um compromisso interinstitucional e multissetorial firmado por entidades públicas e privadas. São 20 Princípios Norteadores para o desenvolvimento sustentável, promovendo governança ética, justiça social e ambiental, integração normativa e sustentabilidade transversal. Inspirado no legado de Kofi Annan, o manifesto celebra as últimas duas décadas e é um chamado à ação conjunta para os próximos 20 anos.

Confira aqui o documento.

Sobre a Consulta Pública ESG20+

A Consulta Pública ESG20+ é uma iniciativa pioneira do Programa ESG20+, realizada pelo Instituto Global ESG e pelo Movimento Interinstitucional ESG na Prática, com a promoção e parceria da Abrig, além da interface e apoio da FPESG na Prática do Congresso Nacional e da Coalizão Sustentável - Rede ESG de Frentes, Grupos e Órgãos Parlamentares.

Profissionais de relações institucionais e governamentais, representantes do setor produtivo, especialistas e toda a sociedade foram convidados a participar ativamente do mapeamento, da construção, do aperfeiçoamento e da implementação prática do MRESG - Marco Regulatório do ESG para o desenvolvimento sustentável, a partir da plataforma "ESG20.org".

A consulta pública visa reunir contribuições claras e dinâmicas sobre legislações e atos normativos de todas as esferas (federal, estadual, municipal), além de proposições em andamento ou recomendadas para criação ou aperfeiçoamento. A intenção é mapear, identificar lacunas, desafios e oportunidades que facilitem a implementação prática do ESG.

Arnone Advogados Associados

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616