MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça garante a tutora direito de passear com cadela no chão em condomínio
Condomínio

Justiça garante a tutora direito de passear com cadela no chão em condomínio

Antes, a mulher era obrigada a transportar a cadela no colo.

Da Redação

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Atualizado às 07:20

A 4ª turma Recursal da Justiça do Ceará reconheceu o direito de uma tutora de circular com sua cadela no chão das áreas comuns de um condomínio em Fortaleza. A decisão confirmou entendimento anterior e afastou a exigência de que o animal fosse transportado exclusivamente no colo, conforme previa o regimento interno do condomínio. A relatoria foi da juíza Márcia Oliveira Fernandes Menescal de Lima.

De acordo com o processo, a tutora possui uma cadela da raça Shih Tzu e ingressou com ação judicial alegando não ter condições de carregá-la no colo. Ela requereu o direito de circular livremente com o animal, utilizando coleira e respeitando as normas de higiene e segurança. O condomínio, por sua vez, argumentou que a regra visava à segurança, higiene e tranquilidade do local e que só poderia ser modificada por deliberação em assembleia geral.

 (Imagem: Freepik)

Cadela da raça Shih Tzu poderá circular no chão.(Imagem: Freepik)

Em fevereiro de 2024, a 19ª Unidade dos JECs de Fortaleza concedeu à tutora o direito de transitar com a cadela no chão, desde que com o uso de coleira. A decisão considerou que a imposição de transporte no colo poderia ser inviável para alguns tutores ou animais de maior porte.

O condomínio apresentou embargos de declaração, alegando que o julgamento não considerou a origem coletiva da norma do regimento. Os embargos foram rejeitados pelo juízo, sob o argumento de que o recurso não se prestava à rediscussão do mérito da ação.

Posteriormente, o condomínio interpôs recurso inominado, reiterando a legitimidade das normas internas e argumentando que elas buscavam prevenir riscos nas áreas comuns, como mordidas e acidentes. No entanto, no dia 6 de fevereiro, a 4ª turma Recursal manteve a decisão anterior.

A relatora destacou que, embora precauções sejam importantes para a convivência entre os moradores, essas medidas não podem ser excessivas.

"Considerando tudo o que consta dos autos, percebo que o impedimento permanente da recorrida transitar com seu animal de pequeno porte no chão das áreas comuns, mesmo utilizando coleira e guia, sob o argumento de preservação da segurança e do sossego, se revela desarrazoada, haja vista que o próprio regimento permite a criação do animal, por ser de pequeno porte, e que ele não apresenta risco à incolumidade e à tranquilidade dos demais moradores e dos frequentadores ocasionais do condomínio."

Ainda insatisfeito, o condomínio apresentou novo recurso, que foi analisado pelo colegiado em sessão realizada no dia 28 de março. A turma decidiu por manter a sentença e indeferiu o pedido de efeito suspensivo ao recurso inominado. Segundo a decisão, a medida somente se aplica em caráter excepcional, com demonstração de possível dano irreparável, o que não foi identificado no caso.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.