MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Farmácias precisam reter receita de Ozempic? Anvisa decide nesta quarta
Venda controlada

Farmácias precisam reter receita de Ozempic? Anvisa decide nesta quarta

Agência avalia se medicamento passará a ter controle mais rigoroso.

Da Redação

terça-feira, 15 de abril de 2025

Atualizado às 10:30

A diretoria da Anvisa vai deliberar nesta quarta-feira, 16, sobre uma proposta que pode mudar o modo de comercialização de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares. O órgão decidirá se as farmácias serão obrigadas a reter a receita médica no momento da venda. As informações são do O Globo.

Atualmente, é exigido que o consumidor apresente prescrição médica, conforme estabelecido para todos os medicamentos classificados como "tarja vermelha". No entanto, a nova regra pretende reforçar o controle, exigindo a entrega e retenção do documento no ato da compra.

 (Imagem: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress)

Anvisa vota nesta quarta regras mais rígidas para venda do Ozempic.(Imagem: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress)

Segundo O Globo, a discussão foi adiada há um mês, quando o diretor substituto Rômison Mota retirou o tema da pauta da reunião de diretoria. Na ocasião, ele afirmou ter recebido novas informações sobre o tema em seu gabinete, o que justificou o adiamento.

Desta vez, a expectativa é que a decisão seja tomada, embora o resultado da votação ainda seja considerado imprevisível por especialistas que acompanham o caso. A proposta já conta com um voto favorável, e os outros três diretores deverão apresentar seus posicionamentos nesta quarta-feira.

Dados do sistema VigMed, da própria Anvisa, apontam que 32% das notificações de eventos adversos no Brasil envolvem o uso desses medicamentos de forma não prevista em bula. O índice é mais que o triplo da média global, que é de 10%. Além disso, a taxa de relatos de pancreatite no país associados ao uso das substâncias chega a 5,9%, também acima da média mundial, que é de 2,4%.

Recentemente, o portal Congresso em Foco, especializado no cenário político brasileiro, divulgou um vídeo que mostra o antes e depois de figuras de destaque do setor com o uso do Mounjaro, medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e que tem ganhado notoriedade por seus efeitos no controle de peso.

Assista ao vídeo:

hasIntagram

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...