MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Deputados analisam PL que institui rede de acolhimento de mães atípicas
Apoio materno

Deputados analisam PL que institui rede de acolhimento de mães atípicas

Proposta prevê unidades com suporte emocional, psicológico e áreas de descanso em locais estratégicos.

Da Redação

sábado, 19 de abril de 2025

Atualizado às 12:25

A Câmara dos Deputados está analisando o PL 1.018/25, que institui o programa Casa da Mãe Atípica. A proposta tem como objetivo oferecer acolhimento, suporte emocional e estrutura adequada para mães de crianças com deficiência ou que demandem cuidados intensivos e contínuos.

Segundo auto da proposta, deputado Duarte Jr., a dedicação dessas mães impacta diretamente sua saúde física e emocional, o que justifica a criação de espaços especializados de acolhimento.

"O suporte comunitário é fundamental para que as mães encontrem força em outras histórias, construindo laços que as ajudem a enfrentar as dificuldades do dia a dia", afirma o parlamentar. "A iniciativa também reforça a importância de cuidar da saúde mental das mães atípicas e de garantir que elas recebam o suporte adequado para desempenharem seu papel com mais qualidade e bem-estar."

De acordo com o texto, as unidades do programa deverão ser instaladas em locais estratégicos, preferencialmente próximas a centros de reabilitação e atendimento terapêutico infantil. A estrutura incluirá salas de descanso, espaços de convivência e atendimento psicológico, biblioteca, refeitório e áreas de lazer.

 (Imagem: Freepik)

âmara analisa programa Casa da Mãe Atípica para acolhimento de mães de crianças PcDs.(Imagem: Freepik)

O atendimento será voltado prioritariamente às mães de crianças em tratamento contínuo, mediante cadastro e comprovação da necessidade.

A gestão do programa ficará a cargo do Ministério das Mulheres, responsável por coordenar e supervisionar sua implementação em nível nacional, além de estabelecer diretrizes e protocolos para o funcionamento das unidades.

Os recursos virão do Orçamento da União, com possibilidade de complementação por emendas parlamentares, doações e parcerias com entidades públicas e privadas.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Finanças e Tributação; e de CCJ da Câmara.

Com informações da Câmara dos Deputados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP