MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Polícia e Ministério da Justiça prendem trio por incentivo a crimes cruéis
Operação Desfaçatez

Polícia e Ministério da Justiça prendem trio por incentivo a crimes cruéis

Grupo atuava em redes sociais promovendo ódio, crueldade e radicalismo.

Da Redação

domingo, 20 de abril de 2025

Atualizado às 18:49

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou neste domingo, 20, a operação Desfaçatez, com o objetivo de desarticular um núcleo criminoso que promovia discursos de ódio, maus-tratos a animais, incentivo à automutilação e planejamento de atos violentos em ambientes virtuais.

Três homens investigados foram detidos em bairros distintos da capital fluminense: Vicente de Carvalho, na Zona Norte, e Bangu, na Zona Oeste. Eles são apontados como líderes do grupo e responsáveis por ações coordenadas que envolviam adolescentes e adultos em redes sociais e aplicativos de mensagens.

 (Imagem: Freepik)

Ministério da Justiça e Polícia Civil deflagram operação contra grupo que planejava assassinato cruel no RJ.(Imagem: Freepik)

De acordo com a apuração, o grupo articulava práticas de extrema crueldade, como a automutilação coletiva de meninas, violência contra animais e incitação ao extremismo religioso.

Segundo as investigações, um dos crimes em planejamento era o assassinato brutal de um homem em situação de rua, que ocorreria neste domingo com transmissão ao vivo pela internet.

A ofensiva teve como base o monitoramento feito pelo Ciberlab - Laboratório de Operações Cibernéticas, da Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública (), por meio da Diopi - Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência. O trabalho contou ainda com apoio do Núcleo de Observação e Análise Digital da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Um dos presos se apresentava publicamente como ativista ambiental e protetor de animais, numa tentativa de mascarar sua verdadeira atuação nas redes, onde disseminava conteúdos de extrema violência.

A operação foi batizada como "Desfaçatez" justamente para evidenciar o contraste entre a imagem pública de respeito à vida e a conduta perversa nos bastidores digitais.

Com informações do Gov.br.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.