MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF-3: Empresário que sonegou INSS terá medida alternativa à prisão
Dosimetria

TRF-3: Empresário que sonegou INSS terá medida alternativa à prisão

Relator destacou a desproporcionalidade da pena original, que era de cinco anos e quatro meses, e optou por medidas alternativas, como serviços comunitários.

Da Redação

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Atualizado às 17:38

A 5ª turma do TRF da 3ª região reduziu pena imposta a empresário condenado por crimes contra a ordem tributária, fixando a sanção em três anos, três meses e 18 dias de reclusão, em regime inicial aberto, com substituição por penas restritivas de direitos.

Conforme a denúncia, o homem, na condição de sócio-administrador de uma empresa, teria omitido e reduzido o recolhimento de contribuições previdenciárias devidas, no período entre 2012 e 2014, utilizando outra empresa, optante pelo Simples Nacional, para simular terceirização de mão de obra e reduzir encargos tributários.

As provas indicaram confusão societária, uso de mesmo nome fantasia, identidade de endereço e vínculo familiar entre os administradores das empresas envolvidas.

 (Imagem: Freepik.)

Colegiado viu excessos na pena inicial.(Imagem: Freepik.)

Na sentença de 1º grau, o empresário foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, além de 360 dias-multa.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Federal Maurício Kato, reconheceu excesso na fixação da pena-base e na aplicação da continuidade delitiva.

Com isso, a pena foi reduzida e substituída por prestação de serviços comunitários e prestação pecuniária equivalente a dez salários mínimos, além da diminuição da multa para 15 dias-multa, fixados no valor unitário de dois salários mínimos.

A execução da pena foi determinada em regime inicial aberto.

Os advogados Felipe Sanches Martorelli, Renato Escorel e Thiago Vezzi, do escritório Vezzi e Lapolla Sociedade de Advogados, atua na causa.

  • Processo: 5004078-47.2019.4.03.6181

Vezzi e Lapolla Sociedade de Advogados

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616