Ministros da 2ª seção do STJ saúdam eleição do Papa Leão XIV
Colegiado celebrou a escolha do cardeal norte-americano Robert Prevost como novo líder da Igreja Católica.
Da Redação
quinta-feira, 8 de maio de 2025
Atualizado às 15:21
A 2ª seção do STJ abriu sua sessão nesta quinta-feira, 8, com manifestações de saudação à eleição do novo Papa, Leão XIV, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost. Ministros destacaram o caráter histórico da escolha e esperança com o início do novo pontificado.
O presidente do colegiado, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, destacou o caráter histórico da escolha do cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como o novo Papa Leão XIV.
"(...) Um dia histórico em que, no segundo dia do conclave, já foi anunciado o novo Papa Leão XIV, o cardeal Robert Prevost, um norte-americano, acho que o primeiro norte-americano a ser eleito Papa."
Na sequência, o ministro João Otávio de Noronha também registrou a importância do momento.
"Senhor presidente, primeiro quero saudar, juntamente com Vossa Excelência, o cardeal Robert Prevost, o novo Papa escolhido hoje. Oriundo dos Estados Unidos da América, talvez uma oportunidade ímpar e um recado de Deus à América e ao mundo."
Já a ministra Daniela Teixeira manifestou alegria com a escolha.
"Saudando todos que já foram aqui devidamente nominados e também demonstrando minha imensa alegria pela escolha do nosso novo Santo Papa Leão XIV."
Veja o momento:
Leão Papa XIV
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira, 8, como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome Leão XIV.
A escolha ocorreu no segundo dia do conclave, após quatro votações, sendo anunciada com a tradicional fumaça branca na Capela Sistina. Ele é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o 267º Papa da história da Igreja.
Nascido em Chicago, Prevost tem longa trajetória como missionário e administrador. Atuou por 20 anos no Peru e, mais recentemente, comandava o Dicastério para os Bispos, no Vaticano. Sua eleição marca o retorno do nome "Leão" ao trono papal após mais de um século, evocando força e liderança.
A missa de início de pontificado será realizada nos próximos dias.