MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ institui Fórum Nacional para aprimorar admissibilidade de recursos
Melhorias

STJ institui Fórum Nacional para aprimorar admissibilidade de recursos

O fórum, de caráter permanente, promoverá estudos e a troca de experiências entre os tribunais.

Da Redação

terça-feira, 13 de maio de 2025

Atualizado às 13:56

STJ estabeleceu, por meio da Portaria STJ/GP 295/25, o Fonavice - Fórum Nacional dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais. Com caráter permanente e abrangência nacional, o fórum visa promover estudos, uniformizar diretrizes e aprimorar as práticas relacionadas à admissibilidade de recursos dirigidos ao STJ.

A criação do Fonavice decorre de um evento realizado em abril de 2025, na sede do STJ, em Brasília. O encontro, que contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, do vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, de outros membros da corte e de representantes do Judiciário de todo o país, teve como principal objetivo discutir a sistemática de admissibilidade de recursos destinados às cortes superiores.

Conforme a portaria, o Fonavice será presidido pelo vice-presidente do STJ e composto pelos presidentes ou vice-presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis pela análise da admissibilidade de recursos especiais.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Presidente do STJ, ministro Herman Benjamin e o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

A portaria define 11 competências para o fórum, entre elas: promover a cooperação entre os órgãos responsáveis pela admissibilidade de recursos aos tribunais superiores; compartilhar informações, boas práticas e experiências entre os membros, propondo medidas para aprimorar o sistema recursal do STJ; incentivar o uso de tecnologias, como inteligência artificial e automação, para aumentar a eficiência dos procedimentos; promover a capacitação contínua de magistrados e servidores da área; e elaborar enunciados jurídicos que orientem os tribunais na admissibilidade dos recursos.

O Fonavice realizará reuniões ordinárias periodicamente e poderá realizar sessões extraordinárias por convocação do vice-presidente do STJ. Além dos vice-presidentes ou presidentes dos TJs e TRFs responsáveis pela admissibilidade de recursos, especialistas em admissibilidade recursal ou em tecnologia aplicada ao Judiciário poderão ser convidados a participar.

Os encontros serão preferencialmente presenciais, e os relatórios semestrais de atividades deverão ser apresentados ao STJ.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...