MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF invalida critérios de desempate para promoção no MP em 3 Estados
Plenário

STF invalida critérios de desempate para promoção no MP em 3 Estados

Normas dos Estados do RS, CE e AL foram anuladas por invadirem competência da União.

Da Redação

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Atualizado às 07:07

O STF declarou a inconstitucionalidade de trechos de leis estaduais do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Alagoas que previam critérios próprios de desempate para promoções por antiguidade na carreira do Ministério Público. As normas foram questionadas pela PGR nas ADIns 7.296, 7.284 e 7.289, analisadas na sessão virtual encerrada em 6 de maio.

As legislações estaduais previam critérios adicionais, como tempo de serviço público estadual, tempo na administração pública e número de filhos dos membros da instituição, critérios que não estão previstos na legislação Federal. O relator, ministro André Mendonça, afirmou que as regras violam a competência da União para legislar sobre normas gerais da organização do Ministério Público, conforme estabelece a Constituição Federal.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

André Mendonça é o relator dos processos.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF)

Segundo o ministro, a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (lei 8.625/93) permite apenas critérios diretamente relacionados ao desempenho funcional, como tempo na entrância, conduta e dedicação ao cargo. Para ele, a inclusão de fatores pessoais ou alheios à atividade institucional, como tempo de serviço anterior ou quantidade de filhos, não se alinha aos objetivos da norma e contraria os princípios constitucionais da isonomia e da igualdade entre os entes federativos.

A decisão, tomada por unanimidade, terá eficácia a partir da publicação da ata de julgamento. O tribunal estabeleceu esse marco com o objetivo de garantir segurança jurídica e preservar promoções que foram efetivadas com base nas normas agora invalidadas.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...