MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alesp aprova projeto que proíbe animais acorrentados em São Paulo
Proteção animal

Alesp aprova projeto que proíbe animais acorrentados em São Paulo

A proposta agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Da Redação

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Atualizado às 11:07

A Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou nesta terça-feira, 27, o projeto de lei 139/24, que veda o acorrentamento contínuo e o alojamento inadequado de cães e gatos em todo o território paulista. A proposta é de autoria do deputado estadual Rafael Saraivae agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

A medida visa coibir práticas que comprometam o bem-estar animal, como o uso constante de correntes, cordas ou dispositivos que limitem de forma severa a mobilidade dos animais. Também ficam proibidos os alojamentos em ambientes insalubres, sem ventilação adequada, expostos diretamente ao sol ou à chuva, ou sem acesso a água limpa e alimentação.

O projeto admite exceções em casos de contenção temporária, desde que haja justificativa e sejam respeitadas condições mínimas de mobilidade, com uso de coleiras adequadas e correntes do tipo "vaivém", além da oferta de abrigo, água e alimentação. A proposta estabelece sanções administrativas aos infratores, incluindo advertências, multas e possibilidade de apreensão do animal em caso de reincidência.

 (Imagem: Adobe Stock)

Assembleia de SP aprova projeto que proíbe acorrentamento de cães e gatos.(Imagem: Adobe Stock)

Motivação veio de tragédia no RS

O texto foi inspirado na atuação do parlamentar durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. Saraiva participou, junto a voluntários do GRAD - Grupo de Resposta a Animais em Desastres e do Instituto Elpa, do resgate de animais afetados pela tragédia. Segundo ele, muitos dos animais encontrados mortos estavam acorrentados e não conseguiram escapar da inundação.

A experiência levou o deputado a criar também o projeto "Ônibus Animal", que transportou aproximadamente mil animais resgatados até São Paulo. Os animais passaram por cuidados veterinários e, de acordo com o gabinete do parlamentar, cerca de 95% foram adotados.

Outras propostas aprovadas

Durante a mesma sessão, o plenário da Alesp também aprovou o PL 823/24, do deputado Conte Lopes, que institui a Semana da Amizade entre os Animais e seus Tutores, e o PL 885/24, do deputado Ricardo França, que obriga a instalação de câmeras de monitoramento em creches e hotéis para animais de estimação.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA