MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ aprova exclusão de perfis genéticos de investigados absolvidos
Banco de dados

CNJ aprova exclusão de perfis genéticos de investigados absolvidos

A medida visa garantir a segurança jurídica e a proteção dos direitos fundamentais.

Da Redação

terça-feira, 3 de junho de 2025

Atualizado às 12:37

O plenário do CNJ deliberou favoravelmente à recomendação que instrui os tribunais acerca dos trâmites para a supressão de perfis genéticos de investigados absolvidos ou não acusados, constantes dos bancos de dados públicos associados à Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos.

Segundo o relator, conselheiro José Rotondano, a norma assegura a segurança jurídica e o respeito aos direitos fundamentais no tratamento de dados sensíveis coletados durante investigações criminais.

A recomendação atende à consulta formulada pelo Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, que identificou uma lacuna normativa sobre a responsabilidade de informar o órgão pericial acerca da absolvição ou arquivamento do inquérito, para fins de exclusão do perfil genético.

 (Imagem: Freepik)

Plenário aprovou recomendação que exclui perfil genético de investigado absolvido.(Imagem: Freepik)

A proposta visa assegurar que, uma vez reconhecida a inocência ou a inexistência de indícios suficientes para o prosseguimento da ação penal, os dados genéticos coletados judicialmente sejam removidos dos bancos de dados, evitando constrangimentos indevidos e assegurando o respeito à dignidade da pessoa humana.

O relator acatou integralmente a manifestação do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, que recomendou que o próprio juízo responsável expedisse ofício à Rede Integrada com pedido da exclusão do perfil genético.

De acordo com a norma aprovada, "a exclusão do perfil genético deve ocorrer mediante provocação da própria pessoa absolvida ou, preferencialmente, por determinação do juízo que proferiu a sentença absolutória ou homologou o arquivamento do inquérito".

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA