MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ autoriza sustentação oral sem paletó de advogado em home care
Medicação intravenosa

STJ autoriza sustentação oral sem paletó de advogado em home care

Por razões de saúde, advogado foi autorizado a sustentar oralmente sem paletó e gravata. Relator destacou gentileza e justificativa plausível do pedido.

Da Redação

terça-feira, 17 de junho de 2025

Atualizado às 18:00

Durante sessão da 4ª turma do STJ, nesta terça-feira, 17, um momento de sensibilidade e respeito marcou a sustentação oral do advogado Witoldo Hendrich Junior, representante de uma das partes em julgamento.

Convalescendo em regime de home care e submetido a medicação intravenosa, o causídico obteve deferimento para realizar sua manifestação sem o uso de paletó e gravata, peças tradicionalmente exigidas na tribuna.

O relator do caso, ministro Antonio Carlos Ferreira, comunicou aos colegas o pedido do advogado e ressaltou a natureza excepcional da solicitação.

"Doutor Witoldo está convalescendo, está em home care com medicamentos, com medicação intravenosa, por isso não pode colocar o paletó, a gravata. Teve a gentileza de requerer que pudesse fazer a sustentação oral sem paletó e gravata. Eu creio que as condições são plenamente justificáveis. Teremos muito prazer em ouvir o doutor Witoldo, desejando a ele plena recuperação."

Na sequência, o advogado fez questão de agradecer a deferência dos ministros.

"Senhoras e senhores ministros, muito boa tarde. Primeiro, eu agradeço a deferência, a exceção em relação à indumentária. Para registrar: estou com catéter de acesso profundo aqui no braço, convalescendo, em home care, tomando antibiótico aqui. Então a situação não está das melhores, embora perfeitamente capaz de tocar aqui a sustentação oral."

Confira o momento:

Patrocínio