Manesco lança nova marca
Depois de mais de 30 anos, banca realiza mudanças para reforçar seu protagonismo em Direito Público e vários setores regulados da economia e impulsionar negócios privados-públicos.
Da Redação
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Atualizado às 16:06
A Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados lançou uma nova marca e passa a se chamar Manesco Advogados. Ao longo de seus 34 anos, a banca se consolidou como referência em Direito Público e participou dos principais projetos de infraestrutura do Brasil e do exterior. De cara nova, a Manesco inaugura um ciclo virtuoso com a chegada de novos sócios, consultores estratégicos, equipes reestruturadas e ampliação de serviços e áreas de atuação.
Com as mudanças, Marcos Augusto Perez, CEO e sócio-fundador, Floriano de Azevedo Marques Neto, sócio-fundador e diretor de Produção Técnica, e Maís Moreno, Deputy CEO e sócia, passam a compor a liderança do escritório.
O redirecionamento estratégico acompanha as transformações do Direito Público brasileiro e incorpora novas dinâmicas do mercado, como a chegada de outros players ao setor de infraestrutura. Diante do atual cenário, a banca se renova sem perder sua identidade: segue com a mesma visão estratégica e capacidade de equilibrar inovação e rigor técnico que a tornaram referência do setor. A Manesco de sempre, agora renovada, continua com seu legado e criatividade para oferecer soluções para desafios complexos e impulsionar negócios privados-públicos.
A Manesco Advogados foi criada em 1991, após a promulgação da Constituição de 1988, com o intuito de expandir os limites do Direito Público e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país e a modernização do Estado brasileiro.
As mudanças foram anunciadas durante um evento que reuniu sócios, conselheiros, colaboradores e parceiros. Na ocasião, Maís Moreno resgatou os marcos fundamentais da trajetória do escritório. "Não conseguimos contar a história da infraestrutura ou dos mercados regulados em nosso país sem falar da Manesco. Esses capítulos do Brasil, construímos juntos e viramos referência", afirmou.
Floriano de Azevedo Marques Neto lembrou o olhar voltado para o futuro que a Manesco sempre teve e reforçou o compromisso com a inovação contínua. "É hora de seguir inovando. É fazer o que nunca foi feito e mostrar que é possível ser feito. É isso que nos marcou e é isso que a gente quer continuar fazendo", destacou.
Na mesma direção, Marcos Augusto Perez reiterou a vocação da banca para liderar os espaços de interlocução entre o público e o privado. "A sociedade e o mercado estão mudando e a gente está mudando também", declarou, ao dar as boas-vindas aos novos sócios e consultores que fortalecem esse novo momento.
Programa Incluir - No novo ciclo, a Manesco também amplia sua agenda de responsabilidade social e fortalece investimentos em equidade e no acesso à justiça. Os comitês "Manesco Mulher" e de "Inclusão Racial" se integram ao Programa Incluir, uma das ações do "Pacto Manesco". Temas como os direitos da população LGBTQIA+, o combate ao capacitismo e ao etarismo, além da valorização da diversidade religiosa, passam a integrar a agenda institucional de forma permanente.
A coordenação do trabalho do "Pacto Manesco" está a cargo de Maís Moreno e do sócio-fundador Eduardo Augusto de Oliveira Ramires. Hoje, a Manesco conta com 50% de mulheres na alta liderança e 38% de pessoas negras em sua equipe e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como líder no setor em igualdade e equidade de gênero e em diversidade e inclusão racial.
Littera - No lançamento da marca, o escritório apresentou uma edição especial do "Littera", que pode ser acessada aqui. A publicação celebra o marco inicial de uma nova fase e traz entrevistas e matérias sobre transformações do Direito Público, análises de mercado, tendências de negócios privados-públicos, além de apresentar as novas iniciativas de responsabilidade social da banca. As próximas edições da newsletter, que acompanha toda a história do escritório e já tem mais de 900 edições, vão passar a ter dois formatos: o Littera tratará com profundidade de temas específicos de infraestrutura e Direito Público, enquanto o Littera Express apresentará conteúdos mais ágeis e informativos.
Rebranding - A criação da nova identidade visual tem a assinatura da Nomeia Estratégia de Marcas e da Saúba Design. O rebranding traduz a força institucional, a visão de futuro e a capacidade da Manesco em transformar o Direto Público. Entre as novidades, destaca-se a adoção do verde escuro em substituição ao marrom nos materiais institucionais e na logomarca, que incorpora grafismos que remetem à infraestrutura, área prioritária na atuação do escritório. Mais do que uma mudança estética, a nova marca sinaliza ao mercado e aos clientes que a Manesco acaba de renovar seu compromisso com o futuro e continua atenta às transformações do país.