MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MP/RJ firma acordo para indenizar transplantados de órgãos com HIV
Reparação

MP/RJ firma acordo para indenizar transplantados de órgãos com HIV

Acordo também garantiu acolhimento médico, psicológico e social, além de atendimento exclusivo às vítimas e familiares.

Da Redação

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Atualizado às 08:41

O MP/RJ celebrou um TAC com o objetivo de compensar seis pacientes que, em outubro do ano anterior, receberam órgãos contaminados pelo vírus HIV. O acordo foi formalizado com a participação do estado do Rio de Janeiro, da Fundação Saúde e do Laboratório Patologia Clínica Dr. Saleme Ltda - PCS LAB.

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro comprometeu-se a oferecer um programa contínuo de acolhimento e acompanhamento médico, psicológico e social aos pacientes e seus familiares. O acordo também prevê o fornecimento de medicamentos, atendimento especializado, transporte para unidades de saúde e canais de atendimento e emergência exclusivos.

Em comunicado oficial, o MP informou que o TAC busca evitar o prolongamento de um processo judicial, assegurar a reparação imediata às vítimas e proporcionar "atendimento contínuo, humanizado e resolutivo, com base nos princípios da dignidade da pessoa humana e da prevenção de danos".

 (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Pacientes que receberam órgãos contaminados com HIV serão indenizados.(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Relembre o caso

Em outubro do ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que investigava a infecção por HIV de seis pacientes que tinham sido submetidos a transplantes de rins, fígado, coração e córnea.

O laboratório PCS Saleme, contratado pelo governo estadual em dezembro de 2023, por intermédio da Fundação Saúde, para fazer exame de sorologia, emitiu laudos fraudulentos, que não acusaram a presença do HIV em órgãos de dois doadores.

Após o caso ter sido tornado público, o laboratório PCS Saleme foi interditado pela Vigilância Sanitária estadual e o contrato com o governo do estado rescindido. O escândalo provocou a renúncia da direção da Fundação Saúde.

Com informações da Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...