MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. AGU e ministério da Justiça firmam acordo para aprimorar extradição de foragidos
Cooperação

AGU e ministério da Justiça firmam acordo para aprimorar extradição de foragidos

O objetivo é garantir maior celeridade e eficácia nas ações, promovendo uma colaboração mais sistemática entre os órgãos.

Da Redação

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Atualizado às 18:12

AGU - Advocacia-Geral da União e o ministério da Justiça e Segurança Pública formalizaram acordo de cooperação técnica, visando aprimorar a coordenação em processos de extradição de brasileiros foragidos em território estrangeiro.

A avaliação conjunta dos órgãos é que a colaboração prévia se dava de forma pontual, restrita a casos específicos.

O presente acordo busca estabelecer uma cooperação sistêmica, com o objetivo de conferir maior celeridade e eficácia às ações conduzidas perante tribunais estrangeiros, nas quais a AGU representa o Estado brasileiro a pedido do MJ/SP. A assinatura do termo ocorreu nesta quarta-feira, 9.

 (Imagem: Emanuelle Sena/AscomAGU)

Assinatura do termo aprofunda parceria entre os órgãos na cooperação jurídica internacional.(Imagem: Emanuelle Sena/AscomAGU)

O acordo prevê um fluxo otimizado de informações e documentos processuais entre os órgãos envolvidos. Adicionalmente, estabelece mecanismos coordenados para a contratação e orientação jurídica de advogados estrangeiros que atuam em nome do Brasil nesses processos.

Em síntese, conforme declaração da Procuradora-Geral da União, Clarice Calixto, "o acordo reforça a parceria histórica da AGU com o MJ/SP na cooperação jurídica internacional e viabiliza uma defesa cada vez mais robusta dos interesses da República Federativa do Brasil no exterior".

As unidades da AGU responsáveis pela execução do acordo são o Nuest - Núcleo de Controvérsias em Foro Estrangeiro e a PNAI - Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais, ambas vinculadas à PGU - Procuradoria Geral da União.

Pelo MJ/SP, a CGETPC - Coordenação-Geral de Extradição e Transferência de Pessoas Condenadas, do DRCI - Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, subordinado à Senajus - Secretaria Nacional de Justiça, participará da cooperação.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...