Demarest Advogados anuncia nova sócia para a área de TMT
Beatriz França vai atuar em demandas regulatórias e administrativas, com foco em telecomunicações e serviços digitais.
Da Redação
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Atualizado às 10:35
O Demarest Advogados anuncia a chegada de Beatriz França como nova sócia da área de TMT (Telecomunicações, Mídia e Tecnologia).
Beatriz possui 20 anos de experiência em temas relacionados ao Direito Administrativo e Regulatório, com ênfase no setor de telecomunicações e serviços digitais, além de atuação destacada na indústria de satélites. Ela presta consultoria jurídica e regulatória para empresas que atuam em mercados regulados e correlatos.
A nova sócia atua em demandas diversas, assessorando empresas estrangeiras interessadas em ingressar no país, auxiliando desde a definição de modelos de negócios até a obtenção de licenças e a elaboração de contratos.
Sua atuação inclui ainda o suporte à participação de empresas em audiências e consultas públicas relacionadas a telecomunicações e serviços digitais, além da interlocução com autoridades reguladoras.
Como especialista no setor, Beatriz tem profundo conhecimento em licitações públicas, concessões e contratos governamentais, atuando também em processos administrativos e disputas. Integra a diretoria da ABDTIC - Associação Brasileira de Direito da Tecnologia da Informação e das Comunicações desde 2016, entidade voltada ao estudo jurídico do setor, que já presidiu anteriormente.
Pós-graduada em Direito Administrativo pela PUC-SP, é formada em Direito pela mesma instituição. É também reconhecida por publicações jurídicas de destaque, como "Chambers", "The Legal 500" e "Leaders League".
"A chegada de Beatriz consolida a atuação do Demarest no setor de TMT, ao integrar sua expertise técnica e regulatória às áreas transacionais, tributária e contenciosa do escritório, alinhada com as demandas complexas do mercado", destaca Bruno Aurélio, sócio das áreas de Direito Público e Regulatório e Infraestrutura.
"Em minha trajetória profissional, participei ativamente de transformações relevantes no setor - desde o lançamento do 3G, que marcou o início da universalização do serviço móvel no Brasil, até os tempos atuais com a chegada do 5G, a expansão da rede de fibra óptica, a universalização da banda larga fixa e a recente popularização de serviços via satélite, acessíveis e confiáveis", diz Beatriz. Toda essa expansão no setor permitiu o crescimento lateral dos serviços digitais, com a ascensão de empresas OTT (over-the-top), plataformas de streaming e e-commerce, explica.
"Poder atuar em projetos estratégicos relacionados a essas transformações, em um escritório full service como o Demarest, permite oferecer uma assessoria jurídica transversal, multidisciplinar e de alta qualidade na expansão da prática de TMT", completa a nova sócia. Ela destaca ainda a diversidade do setor e sua capacidade de atrair investimentos, que contribuem não só para o desenvolvimento da economia, mas também para o social, com aumento da conectividade e inclusão digital.
O Brasil já se consolida como um dos principais polos tecnológicos da América Latina, com o aumento da instalação de data centers impulsionado pelo crescimento da computação em nuvem, pela implementação do 5G e pelo uso crescente da IA.
O setor de TMT representa cerca de 7% do PIB, tem potencial para desenvolver novos negócios, atrair ainda mais investimentos do setor privado, além dos já anunciados pelo PAC, e gerar impacto positivo na economia, fortalecendo a parceria entre as empresas, avalia José Diaz, managing partner do Demarest.
"A contratação de Beatriz, uma profissional com visão de negócios e sólido conhecimento técnico, está diretamente conectada ao nosso plano estratégico para 2024-2026 e reforça o compromisso do Demarest de não só compreender os desafios e as oportunidades da área, mas também de estar cada vez mais próximo de nossos clientes, antecipando suas demandas e entregando soluções inovadoras", conclui Diaz.