British Airways indenizará família prejudicada por atraso em voo
Atraso impediu família de participar da celebração dos 70 anos de parente na Itália.
Da Redação
sábado, 16 de agosto de 2025
Atualizado em 15 de agosto de 2025 16:50
A companhia aérea British Airways indenizará família que perdeu comemoração na Itália após atraso de mais de nove horas em voo internacional. Na decisão, a juíza de Direito Renata Manzini, da 37ª vara Cível de São Paulo/SP, fixou os danos morais em R$ 32 mil e os danos materiais em R$ 15 mil
Segundo relatado, o atraso comprometeu comemoração familiar e gerou gastos extras com hospedagem, alimentação e transporte, além da perda de duas diárias em vila alugada na Itália, já que a demora no voo fez a família perder a conexão para o país, onde aconteceria o evento, atrasando a chegada ao destino final.
Diante disso, a família recorreu à Justiça pleiteando o reembolso das despesas e indenização por danos morais.
Em defesa, a companhia aérea alegou que o atraso decorreu da chegada tardia da aeronave proveniente de outro voo, situação imprevisível, e sustentou ter prestado a devida assistência aos passageiros, com custeio de transporte e reacomodação dos passageiros.
Também contestou o reembolso das despesas e negou a ocorrência de danos morais, afirmando que não houve abalo relevante.
Ao analisar o caso, a magistrada destacou que "a afirmação de que o atraso se deu por atraso na chegada do voo anterior não exime a ré de seu dever de indenizar", ressaltando que a programação equivocada de voos é responsabilidade da própria empresa.
Acrescentou ainda que a assistência material é uma obrigação das companhias, nos termos do art. 27 da resolução da ANAC, que deve satisfazer as necessidades do passageiro e ser oferecida gratuitamente pelo transportador, independentemente da reacomodação do passageiro em um novo voo.
A juíza também observou que a permanência da família em Londres, cidade da conexão, foi involuntária e motivada pela impossibilidade de chegar a tempo às comemorações do aniversário de 70 anos de uma parente, configurando prejuízos morais e materiais.
"Eles a contrataram para o transporte até a Itália para uma data específica, não fungível, e tiveram suas expectativas frustradas", observou.
Com isso, a British Airways foi condenada a pagar R$ 8 mil por danos morais a cada integrante da família, além de R$ 15 mil pelos danos materiais.
O escritório Andrea Romano Advocacia atua pelos passageiros.
- Processo: 1092443-07.2024.8.26.0100
Leia a sentença.