MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes diz que bancos nacionais podem ser punidos se aplicarem Magnitsky
Entrevista

Moraes diz que bancos nacionais podem ser punidos se aplicarem Magnitsky

Ministro afirmou que instituições financeiras podem ser responsabilizadas se seguirem ordens estrangeiras de bloqueio de bens.

Da Redação

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Atualizado às 16:52

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que bancos e instituições financeiras que atuam no Brasil não estão autorizados a aplicar, por conta própria, medidas de bloqueio de ativos determinadas por autoridades estrangeiras, como as previstas na chamada lei Magnitsky, dos Estados Unidos.

Em entrevista à Reuters, Moraes ressaltou que, caso as instituições adotem esse tipo de prática sem a devida homologação pela Justiça brasileira, podem ser responsabilizadas internamente.

 (Imagem: Fellipe Sampaio /STF)

Moraes fez alerta em entrevista à Reuters.(Imagem: Fellipe Sampaio /STF)

O comentário foi feito no contexto das sanções impostas recentemente pelo governo norte-americano contra o ministro, que preveem bloqueio de bens e restrições financeiras.

O magistrado classificou como "equivocado" o uso da lei Magnitsky em seu caso, destacando que a medida cria dificuldades não apenas para bancos brasileiros, mas também para empresas americanas que atuam no país e mantêm relações com instituições locais.

Moraes ainda disse esperar que o presidente Donald Trump reverta a decisão e ressaltou que a via diplomática e judicial nos EUA pode corrigir o que considera um desvio de finalidade.

O tema ganhou nova dimensão após decisão do ministro Flávio Dino, também do STF, que reafirmou que determinações judiciais estrangeiras só têm validade no Brasil após a devida homologação pelo Judiciário nacional.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.