MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar documento com pedido de asilo
Relatório final da PF

Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar documento com pedido de asilo

O documento da PF, já encaminhado à PGR, sustenta que Bolsonaro, Eduardo e aliados atuaram para pressionar instituições brasileiras e favorecer interesses pessoais.

Da Redação

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Atualizado às 07:36

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente, em 48 horas, esclarecimentos sobre descumprimentos de medidas cautelares, reiteração de condutas ilícitas e risco de fuga identificado pela Polícia Federal. A ordem foi proferida no âmbito do Inq 4.995, após a PF concluir relatório que apontou crimes cometidos por Bolsonaro e por seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, com o objetivo de interferir no julgamento da ação penal sobre tentativa de golpe de Estado em curso no Supremo.

 (Imagem: Sophia Santos/STF)

Ministro Alexandre de Moraes.(Imagem: Sophia Santos/STF)

Relatório da PF

O documento da PF, já encaminhado à PGR, sustenta que Bolsonaro, Eduardo e aliados atuaram para pressionar instituições brasileiras e favorecer interesses pessoais. Segundo as investigações, Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo buscaram junto a autoridades norte-americanas a imposição de sanções contra agentes públicos brasileiros sob alegação de perseguição política. O pastor Silas Malafaia, por sua vez, teria auxiliado na formulação de estratégias de pressão, disseminação de informações falsas e direcionamento de ações coordenadas contra integrantes do Judiciário.

Evidências periciais

A investigação reuniu elementos a partir da perícia no celular do ex-presidente, hoje em prisão domiciliar. Entre os dados, foram identificadas violações reiteradas da medida que proíbe o uso de redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros, como o compartilhamento de vídeos sobre sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes e a promoção de eventos.

Foram localizadas também conversas entre Bolsonaro e o advogado norte-americano Martin de Luca, representante da Trump Media & Technology Group e da plataforma Rumble, que em 2025 ajuizou ações nos EUA contra Moraes alegando censura e violação de tratados internacionais.

Pedido de asilo e risco de fuga

Entre os achados, a PF destacou um documento de 33 páginas, sem assinatura e sem data, contendo um pedido de asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei. O material, salvo desde 2024, reforçou a conclusão sobre a existência de risco concreto de fuga.

Além disso, o relatório cita contato feito pelo general Walter Braga Netto após a determinação que proibia comunicação com Bolsonaro, bem como mensagens em que o ex-presidente orientava aliados a publicar conteúdos em redes sociais, em descumprimento às restrições impostas.

Próximos passos

Com o envio do relatório final à PGR, caberá ao órgão avaliar se apresentará denúncia contra Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro ao STF pelos crimes apontados. No mesmo processo, Bolsonaro também é réu na AP 2.668, que trata da trama golpista e tem julgamento marcado para setembro.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.