MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Barroso pede vista em caso sobre cartório no CNJ: "cheiro de queimado"
Pedido de vista

Barroso pede vista em caso sobre cartório no CNJ: "cheiro de queimado"

O ministro afirmou que pretende avaliar com mais atenção a matéria após declarar que "sentiu um pouco de cheiro de queimado".

Da Redação

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Atualizado às 09:36

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, pediu vista em julgamento que analisava a legalidade de lei do Paraná relacionada à ocupação de cartórios por tabeliães. O ministro afirmou que pretende avaliar com mais atenção a matéria após declarar que "sentiu um pouco de cheiro de queimado".

O processo questiona norma estadual que permitiu a assunção de cartórios por tabeliães sem a realização de concurso público. A ação pedia que o CNJ considerasse a lei inconstitucional. A relatora do caso, conselheira Mônica Nobre, votou pela improcedência, ao entender que o Conselho não seria o foro adequado para tratar do tema.

Durante a sessão, Barroso decidiu interromper a análise para examinar com maior profundidade os argumentos apresentados. "Ouvindo as sustentações, eu senti um pouco de cheiro de queimado e me pareceu bem fazer uma análise" sobre a constitucionalidade da lei, afirmou.

 (Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

Ministro Barroso durante sessão do CNJ.(Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

O ministro também observou a necessidade de cautela em razão da demora de julgamentos no STF. "Me chamou a atenção também a observação de que às vezes os casos demoram muito para serem julgados no Supremo e, portanto, é preciso ponderar muitas circunstâncias aqui que me chamaram a atenção na discussão", declarou.

O julgamento no CNJ será retomado após a devolução do pedido de vista por Barroso.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...