MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Barroso pede vista em caso sobre cartório no CNJ: "cheiro de queimado"
Pedido de vista

Barroso pede vista em caso sobre cartório no CNJ: "cheiro de queimado"

O ministro afirmou que pretende avaliar com mais atenção a matéria após declarar que "sentiu um pouco de cheiro de queimado".

Da Redação

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Atualizado às 09:36

O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, pediu vista em julgamento que analisava a legalidade de lei do Paraná relacionada à ocupação de cartórios por tabeliães. O ministro afirmou que pretende avaliar com mais atenção a matéria após declarar que "sentiu um pouco de cheiro de queimado".

O processo questiona norma estadual que permitiu a assunção de cartórios por tabeliães sem a realização de concurso público. A ação pedia que o CNJ considerasse a lei inconstitucional. A relatora do caso, conselheira Mônica Nobre, votou pela improcedência, ao entender que o Conselho não seria o foro adequado para tratar do tema.

Durante a sessão, Barroso decidiu interromper a análise para examinar com maior profundidade os argumentos apresentados. "Ouvindo as sustentações, eu senti um pouco de cheiro de queimado e me pareceu bem fazer uma análise" sobre a constitucionalidade da lei, afirmou.

 (Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

Ministro Barroso durante sessão do CNJ.(Imagem: Luiz Silveira/Agência CNJ)

O ministro também observou a necessidade de cautela em razão da demora de julgamentos no STF. "Me chamou a atenção também a observação de que às vezes os casos demoram muito para serem julgados no Supremo e, portanto, é preciso ponderar muitas circunstâncias aqui que me chamaram a atenção na discussão", declarou.

O julgamento no CNJ será retomado após a devolução do pedido de vista por Barroso.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...