MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SC: Exigência de ponto eletrônico não se aplica à advocacia pública
Incompatibilidade

TJ/SC: Exigência de ponto eletrônico não se aplica à advocacia pública

Colegiado ressaltou a garantia de flexibilidade necessária para o exercício da profissão.

Da Redação

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Atualizado às 16:24

O TJ/SC manteve a decisão que concede mandado de segurança a procurador municipal de Lages, desobrigando-o do registro de ponto eletrônico para fins de remuneração. A vara da Fazenda Pública da comarca havia concedido a segurança, e a 4ª câmara de Direito Público do TJ/SC confirmou a sentença após recurso.

O entendimento do colegiado é que a exigência de controle de ponto não se aplica à advocacia pública, em consonância com o art. 7º do Estatuto da OAB (lei 8.906/94), que assegura a liberdade no exercício da profissão.

O relator da matéria destacou que o STF, no RE 1.400.161, já reconheceu a "inegável incompatibilidade" entre o ponto eletrônico e as atividades dos advogados públicos, cuja função demanda flexibilidade de horários e autonomia técnica.

 (Imagem: Freepik.)

Colegiado ressaltou a incompatibilidade do registro pela profissão.(Imagem: Freepik.)

O acórdão ressaltou que a situação de estágio probatório não altera esse entendimento. Embora a administração tenha o direito de avaliar a assiduidade e a produtividade, essa verificação pode ser realizada por meio da análise de resultados, relatórios e desempenho funcional, sem a necessidade do controle eletrônico.

"O controle de ponto é incompatível com as atividades do advogado público, cuja finalidade intelectual exige flexibilidade de horário", registrou o relator em seu voto.

Diante desses fundamentos, a 4ª câmara de Direito Público manteve, por unanimidade, a concessão da segurança ao servidor.

  • Processo: 5023756-50.2024.8.24.0039
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...