MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça proíbe empresa de atuar por exercício irregular da advocacia
Advocacia

Justiça proíbe empresa de atuar por exercício irregular da advocacia

OAB/RJ alegou captação ilícita de clientela e mercantilização da profissão.

Da Redação

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Atualizado às 15:33

A 2ª vara Federal do Rio de Janeiro determinou que a empresa Justify Serviços de Tecnologia Ltda. e seus sócios se abstenham de praticar atividades que configuram exercício irregular da advocacia. A decisão, proferida pela juíza Federal substituta Quezia Jemima Custodio Neto da Silva Reis, atendeu a pedido da OAB/RJ, que alegou captação ilícita de clientela e mercantilização da profissão.

De acordo com a ação, a empresa atuava sem registro na OAB, oferecendo análise prévia de documentos, estimativas de êxito em demandas e publicidade voltada diretamente à atração de clientes.

Na avaliação da magistrada, tais práticas extrapolavam a função de intermediação tecnológica e configuravam prestação de serviços jurídicos privativos de advogados, além de publicidade vedada pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem.

 (Imagem: Reprodução/Arte Migalhas)

A empresa Justify Serviços de Tecnologia Ltda. e seus sócios devem se abster de realizar práticas que caracterizam exercício irregular da advocacia.(Imagem: Reprodução/Arte Migalhas)

A sentença destacou que a conduta induzia consumidores a acreditar em garantias de sucesso judicial, o que comprometeria tanto a dignidade da advocacia quanto a proteção do consumidor.

A juíza fixou multa de R$ 20 mil por ato em caso de descumprimento da ordem, proibindo expressamente a análise de documentos, a oferta de estimativas de sucesso e a veiculação de publicidade mercantilista.

Já um escritório de advocacia também incluído no processo foi absolvido por falta de provas de participação nas práticas atribuídas à Justify.

Veja a decisão.

OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.