MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Veja qual presidente indicou cada ministro no STF
Supremo

Veja qual presidente indicou cada ministro no STF

Lula já é o presidente com mais ministros na atual formação do STF. Confira todas as indicações.

Da Redação

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Atualizado às 17:10

No encerramento da sessão plenária da última quinta-feira, 9, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou, ao vivo, sua aposentadoria antecipada do STF.

Com a saída de Barroso, Lula, que já é o presidente com mais indicações na atual composição do STF, deverá fazer mais uma escolha para a Corte, alcançando cinco ministros indicados.

Atualmente, a Corte é composta por quatro ministros indicados por Lula - Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Confira, abaixo, quem são os atuais ministros do Supremo, quem os indicou:

Gilmar Mendes

O decano do STF é o ministro Gilmar Mendes, que ocupa a posição desde 2002. Antes de assumir a magistratura, Gilmar Mendes foi chefe da AGU e foi indicado para o STF por Fernando Henrique Cardoso. Sua permanência como ministro se estende até 30 de dezembro de 2030, quando está prevista sua aposentadoria compulsória.


Cármen Lúcia

Indicada por Lula em 2006, Cármen Lúcia atuava como procuradora do Estado de Minas Gerais antes de ingressar na Corte. Atualmente, é a única mulher entre os ministros e poderá exercer suas funções até 19 de abril de 2029.


 

Dias Toffoli

Dias Toffoli, mais uma indicação de Lula, tornou-se ministro do STF em 2009. Antes de assumir o cargo, Toffoli ocupava a posição de chefe da AGU. O ministro tem a possibilidade de permanecer na Corte até 15 de novembro de 2042.


Luiz Fux

Luiz Fux foi indicado em 2011 por Dilma Rousseff. Antes de chegar ao Supremo, foi juiz, desembargador do TJ/RJ e ministro do STJ. É o próximo a se aposentar, em 26 de abril de 2028.


Edson Fachin

Indicado também por Dilma Rousseff, em 2015, Edson Fachin era advogado e professor antes de assumir o posto. O ministro assumiu a presidência do STF no dia 29 de setembro. Sua aposentadoria está prevista para 8 de fevereiro de 2033.


Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes tornou-se ministro em 2017 por indicação de Michel Temer. Antes de ser ministro, foi promotor de Justiça, Secretário da Segurança Pública de São Paulo, e ministro da Justiça. Caso permaneça no cargo até a aposentadoria compulsória, Alexandre de Moraes poderá atuar como ministro do STF até 13 de dezembro de 2043.


Nunes Marques

Primeiro ministro indicado por Jair Bolsonaro, Kassio Nunes Marques tomou posse em 2020, vindo do TRF da 1ª Região. Sua aposentadoria compulsória ocorrerá em 16 de maio de 2047.


André Mendonça

Segunda indicação de Bolsonaro, André Mendonça, já atuou como advogado concursado da Petrobras, servidor de carreira, chefe da AGU, e foi ministro da Justiça. O ministro pode exercer o cargo até 27 de dezembro de 2047.


Cristiano Zanin

O advogado Cristiano Zanin, primeiro nome indicado por Lula em seu terceiro mandato, assumiu a cadeira em 2023. Poderá permanecer até 15 de novembro de 2050.


 

Flávio Dino

Mais recente indicação de Lula, Flávio Dino atuava como ministro da Justiça quando foi chamado para assumir o cargo em 2024. Dino deve ocupar a cadeira na Corte até 30 de abril de 2043.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...