MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes reabre inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF
Investigação

Moraes reabre inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

PGR considera necessário ampliar as investigações para verificar se houve uso indevido da estrutura do Estado.

Da Redação

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Atualizado em 31 de outubro de 2025 11:01

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, acolheu pedido da PGR e determinou a reabertura das investigações no Inq 4.831, que trata das declarações do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro sobre suposta tentativa de interferência política do então presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

A apuração envolve condutas que podem caracterizar os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça e corrupção passiva privilegiada. O inquérito investiga a troca na direção-geral da PF feita por Bolsonaro e eventuais pedidos para substituir chefes de superintendências regionais no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

 (Imagem: Luiz Silveira/STF)

A pedido da PGR, Moraes reabriu investigações sobre suposta interferência de Jair Bolsonaro na PF.(Imagem: Luiz Silveira/STF)

Em setembro de 2022, a PGR havia solicitado o arquivamento do caso por entender que, à época, não havia indícios suficientes de crime. No entanto, em nova manifestação apresentada em 15 de outubro de 2025, o órgão avaliou que os autos apontam para a necessidade de novas diligências, com apuração mais ampla dos fatos.

De acordo com a PGR, as declarações feitas por Sergio Moro em abril de 2020 levantam a hipótese de que Bolsonaro teria buscado acesso a informações sigilosas de investigações e tentado influenciar apurações que envolviam ele próprio, familiares e aliados. Com base nesses relatos e em conversas mantidas por WhatsApp entre Moro e Bolsonaro, o órgão considera essencial verificar se houve interferências ou tentativas de interferência utilizando a estrutura estatal e acesso clandestino a dados sensíveis.

Leia a íntegra do despacho.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.