MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes nega ação contra Tarcísio por articulação pela anistia
Arquivamento

Moraes nega ação contra Tarcísio por articulação pela anistia

Para a PGR, a articulação pela anistia não configura crime.

Da Redação

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Atualizado às 14:41

Na última quinta-feira, 16, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o arquivamento de pedido apresentado pelo deputado Federal Rui Falcão (PT/SP) para investigar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pela suposta prática do crime de obstrução de investigação.

Na petição, o parlamentar alegou que o governador teria articulado junto a lideranças parlamentares a tramitação de um projeto de anistia destinado a beneficiar Jair Bolsonaro e demais réus da AP 2.668.

A Procuradoria-Geral da República manifestou-se pelo arquivamento, ressaltando que o princípio do monopólio constitucional da titularidade da ação penal pública impede a deflagração de processo criminal sem denúncia do MP.

Também destacou que a representação apresentada por Falcão não continha elementos informativos mínimos que indicassem suficientemente a realidade de ilícito penal.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Moraes nega ação e Tarcísio não será investigado por articulação pela anistia.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na decisão, Moraes acompanhou o entendimento da PGR, afirmando que o sistema acusatório brasileiro permite somente a deflagração do processo criminal por denúncia do MP.

Assim, entendeu pela ilegitimidade do parlamentar para assumir a titularidade da ação.

"O princípio do monopólio constitucional da titularidade da ação penal pública no sistema jurídico brasileiro somente permite a deflagração do processo criminal por denúncia do Ministério Público."

Ao final, deferiu o arquivamento da petição, ressalvando a possibilidade de reabertura caso surjam novas provas.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...