MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto
Trama golpista

Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto

Ministro citou risco de fuga e necessidade de garantir aplicação da lei penal.

Da Redação

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Atualizado às 17:46

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, manteve a prisão preventiva do general da reserva Walter Braga Netto, ex-vice na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. O militar está preso desde dezembro de 2024, acusado de obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado que visava impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na decisão, Moraes ressaltou que Braga Netto foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão na ação penal que apurou a trama golpista de 8 de janeiro de 2023, além de ter sido condenado ao pagamento solidário de R$ 30 milhões pelos danos causados durante os atos antidemocráticos. Segundo o ministro, o risco de fuga justifica a manutenção da prisão.

 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

General Braga Netto.(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

"O término do julgamento do mérito da presente ação penal e o fundado receio de fuga do réu, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8/1/23, autorizam a manutenção da prisão preventiva para garantia efetiva da aplicação da lei penal", escreveu.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que Braga Netto teria tentado acessar informações sigilosas da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o que reforçou a acusação de tentativa de interferência nas apurações.

A defesa do general nega qualquer tentativa de obstrução e afirma que o militar colaborou com as autoridades ao longo do processo.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...