MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT-2: Transtorno de pânico justifica ausência em audiência
Transtorno

TRT-2: Transtorno de pânico justifica ausência em audiência

Colegiado acolheu recurso de trabalhador e decretou nulidade de sentença por negativa de prestação jurisdicional.

Da Redação

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Atualizado às 08:23

A 11ª turma do TRT da 2ª região deu provimento ao recurso de um trabalhador e declarou a nulidade da sentença por negativa de prestação jurisdicional, determinando o retorno do processo à vara de origem para reabertura da instrução.

O caso trata de empregado que não compareceu à audiência e foi considerado confesso quanto à matéria de fato. Ele apresentou atestado médico com diagnóstico de transtorno do pânico, alegando que a condição o impossibilitou de se locomover naquele dia.

 (Imagem: Freepik)

TRT-2 aceita transtorno de pânico como causa de falta em audiência.(Imagem: Freepik)

No acórdão, o relator Ricardo Verta Luduvice afirmou que houve violação ao direito de defesa previsto no artigo 5º da Constituição Federal, caracterizando negativa de prestação jurisdicional. O magistrado ressaltou que a celeridade processual "não pode [...] servir de arrimo para atropelo de princípios constitucionais atinentes ao processo, objeto inclusive da Emenda Constitucional 45 de 2004".

O desembargador também apontou afronta ao artigo 794 da CLT, que estabelece a nulidade quando demonstrado prejuízo à parte, e citou jurisprudência do TST que tratou de situação semelhante.

Após as sustentações orais, a 11ª turma decidiu, por unanimidade, que o atestado médico com diagnóstico e CID referente ao transtorno de pânico (F41.0), também chamado de ansiedade paroxística episódica, é fundamento suficiente para acolher a nulidade arguida pelo trabalhador.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.