MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Dino sugere visita aos Lençóis Maranhenses e Moraes se convida
Viajantes

STF: Dino sugere visita aos Lençóis Maranhenses e Moraes se convida

Flávio Dino lembrou que já havia convidado o colega para conhecer Carolina e Nova Iorque, no Maranhão.

Da Redação

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Atualizado às 19:02

"Convites" de viagem marcaram a sessão plenária do STF nesta quinta-feira, 11.

Durante o julgamento em que a Corte analisa a redefinição dos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, ministro Flávio Dino mencionou os Lençóis Maranhenses e afirmou que todos deveriam conhecer a região.

A observação gerou uma reação do ministro Alexandre de Moraes, que disse não ter sido devidamente convidado - ao que Dino respondeu lembrando que o colega já havia recebido convites para outros destinos.

Confira:

Entenda

Em aparte, Dino explicou que, nos Lençóis, há comunidades que habitam a área há décadas, convivendo com o regime de proteção ambiental.

Segundo o ministro, tanto a legislação quanto a prática administrativa reconhecem que populações tradicionais pré-existentes não precisam ser removidas compulsoriamente, embora o poder público possa optar pelo reassentamento mediante indenização.

Ao comentar o tema, Dino incentivou a visita:

"Aqueles que ainda não foram devem ir o mais rápido possível", disse, mencionando que o ministro Nunes Marques, vizinho piauiense, já esteve no local diversas vezes.

Momentos depois, ao acompanhar a divergência aberta por Dino, Alexandre de Moraes retomou a questão e observou:

"Não me convidou para ir junto, mas eu também adiro a essa visita."

Dino respondeu de imediato:

"Vossa Excelência é injusto; convidei para ir a Nova Iorque/MA, para Carolina/MA e Filadélfia - que fica no Tocantins."

Convite anterior

O diálogo remete a uma manifestação de solidariedade a Moraes feita por Dino, em fevereiro de 2025, nas redes sociais em resposta ao avanço do projeto norte-americano "No Censors on Our Shores Act", apresentado pelos deputados republicanos Darrell Issa e María Elvira Salazar.

A iniciativa endereçada às decisões de Moraes que atingiram plataformas digitais - em especial a suspensão do X no Brasil - previa restrições migratórias a autoridades estrangeiras que, segundo os autores, violem a liberdade de expressão de cidadãos norte-americanos.

Em publicação no Instagram, Dino sugeriu que o colega poderia explorar "outros destinos", como o Estado do Maranhão.

hasIntagram

Na época, Moraes respondeu Dino, dizendo que seria "um grande prazer conhecer a belíssima Carolina do Maranhão".

Relembre:

Posteriormente, em julho, Moraes foi incluído nas sanções dos EUA sob a Lei Magnitsky, que, entre outras medidas, proibiu sua entrada no país.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...