MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine recebem comenda oficial da DPU
Honraria

Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine recebem comenda oficial da DPU

A Defensoria Pública da União confere ao Instituto Global ESG o grau de Grã-Cruz em reconhecimento ao impacto institucional da entidade e à promoção da justiça social, ambiental e da governança no âmbito do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e do Programa ESG20+ de Desenvolvimento Sustentável.

Da Redação

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Atualizado às 11:40

DPU - Defensoria Pública da União, por seu defensor público-geral Federal, Leonardo Magalhães, chanceler da Ordem, conferiu ao Instituto Global ESG o grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Defensoria Pública da União, nos termos da resolução conjunta CSDPU/DPCF 211, de 6/7/23.

A homenagem foi entregue, dia 9/12, ao presidente e ao vice-presidente do Instituto Global ESG, Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine, respectivamente, que representaram institucionalmente a entidade no ato de outorga, com a participação das diretoras Ana Clara Moura e Paola Comin.

Alexandre Arnone, advogado, é fundador e presidente do Instituto Global ESG, chairman do Grupo Arnone e sócio-nominal da Arnone Advogados Associados. Sóstenes Marchezine, também advogado, é vice-presidente do Instituto Global ESG e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados Associados em Brasília.

O reconhecimento decorre do impacto institucional da atuação do Instituto Global ESG e da promoção contínua da justiça social, ambiental e da boa governança desenvolvidas no âmbito do movimento interinstitucional ESG na Prática e do Programa ESG20+ de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o trabalho estruturante realizado no fortalecimento da governança socioambiental (ESG) no Brasil.

A cerimônia ocorreu no Salão Nobre Kofi Annan, espaço multiuso homologado internacionalmente, localizado na sede do Instituto Global ESG, do movimento interinstitucional ESG na Prática e do Ecossistema de Impacto Arnone, na região do Lago Sul, em Brasília. O ato foi realizado por ocasião de visita institucional do defensor público-geral Federal e de sua comitiva às dependências da instituição.

A Ordem do Mérito da Defensoria Pública da União, no grau Grã-Cruz, destina-se a homenagear pessoas e instituições que tenham prestado contribuições relevantes, excepcionais e destacadas para o aprimoramento e a consolidação da DPU e para o fortalecimento da assistência jurídica às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A cerimônia de imposição das comendas, que homologou oficialmente a honraria, ocorreu em 22/10/25, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, conforme o rito institucional da DPU.

O ato de outorga física ao Instituto Global ESG foi realizado em dezembro, em data ajustada para conciliar as agendas das autoridades e representantes envolvidos, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10/12.

Durante a solenidade, Leonardo Magalhães destacou o papel estratégico do Instituto Global ESG na articulação de agendas estruturantes.

"As iniciativas conduzidas pelo Instituto Global ESG demonstram como a governança socioambiental pode ser um instrumento concreto de promoção de direitos, redução de desigualdades e fortalecimento institucional, em convergência com a missão constitucional da Defensoria Pública da União", afirmou.

Ao receber a comenda, Alexandre Arnone ressaltou o caráter coletivo do reconhecimento.

"Esta honraria simboliza o reconhecimento de um trabalho institucional construído de forma colaborativa, com parceiros do setor público, privado e da sociedade civil, com o compromisso de transformar o ESG em prática efetiva de justiça social, ambiental e desenvolvimento econômico sustentável", declarou.

Sóstenes Marchezine, por sua vez, declarou:

"O reconhecimento da Defensoria Pública da União reafirma a importância de modelos cooperativos de governança, capazes de integrar direitos fundamentais, sustentabilidade e segurança jurídica, conectando políticas públicas, setor produtivo e sociedade civil em soluções concretas para o desenvolvimento sustentável do país".

 (Imagem: Divulgação)

Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine recebem Comenda Oficial da Ordem do Mérito da Defensoria Pública da União.(Imagem: Divulgação)

Ordem do Mérito da DPU: reconhecimento institucional formalizado em norma

Instituída pela resolução conjunta CSDPU 211, de 6/7/23, a Ordem do Mérito da Defensoria Pública da União foi criada para reconhecer pessoas e instituições que contribuíram de forma destacada para a missão constitucional da DPU.

A honraria é estruturada em quatro graus - Grão-Colar, Grã-Cruz, Comendador e Defensorial - e segue procedimentos formais de indicação, deliberação e homologação conduzidos pelo Conselho Curador, presidido pelo defensor público-geral federal, na condição de chanceler da Ordem.

A Defensoria Pública da União é instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, responsável por promover a defesa dos direitos humanos e assegurar o acesso à justiça, de forma integral e gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade, com atuação em todo o território nacional.

O Instituto Global ESG é entidade de referência na promoção, estruturação e implementação da governança socioambiental. Atua de forma transversal junto aos setores público e privado, à academia e à sociedade civil.

Em articulação com o movimento interinstitucional ESG na Prática e com o Programa ESG20+ de Desenvolvimento Sustentável, desenvolve iniciativas voltadas à aplicação concreta do ESG, à inovação institucional, à segurança jurídica e ao desenvolvimento econômico sustentável.

A atuação conjunta da DPU e do Instituto Global ESG também se materializou no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém/PA, no coração da Amazônia brasileira.

No maior fórum global sobre mudanças climáticas, as instituições convergiram agendas voltadas à justiça climática como dimensão indissociável da justiça social.

Presente na COP30 entre 10 e 21/11/25, a DPU levou ao centro do debate climático internacional sua missão constitucional de garantir acesso à justiça e proteger direitos fundamentais, com especial atenção às comunidades mais impactadas pela emergência climática.

Instalada na Green Zone, espaço aberto ao público da conferência, a Defensoria promoveu painéis, debates e atividades de diálogo com a sociedade.

Ao final da solenidade, registrou-se ainda que a Defensoria Pública da União e o defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, também foram agraciados com a "Medalha Busumuru Kofi Atta Annan - O Homem do Planeta", uma honraria limitada em celebração aos 20 anos do ESG.

A comenda, tradicionalmente outorgada pelo Instituto Global ESG, é autorizada pela família de Kofi Annan - ganês, primeiro homem negro africano a conduzir a ONU por cerca de uma década, com entregas históricas aos direitos humanos e à sustentabilidade - e homologada internacionalmente no âmbito de parceria formal entre o Instituto Global ESG e a Kofi Annan Foundation, entidade responsável por preservar oficialmente o legado de Kofi Annan no mundo.

Participaram ainda da cerimônia representantes da Defensoria Pública da União, do Instituto Global ESG, parceiros institucionais e convidados especiais, reafirmando o compromisso conjunto com a promoção dos direitos humanos, da sustentabilidade e do acesso à justiça no país.

Arnone Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...