MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Médico ou advogado ?

Médico ou advogado ?

Da Redação

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Atualizado em 20 de novembro de 2009 14:27


Médico ou advogado ?

Eça de Queirós - personagens e cenas jurídicas de um homem do Direito

Houve uma época em que os jovens, provenientes de famílias de posses, apenas poderiam optar entre duas carreiras a seguir : medicina ou advocacia.

Essa situação não escapou dos olhos de Eça de Queirós. Observando os costumes da época, o autor registrou isso numa passagem que, nos dias de hoje, chega a ser engraçada.

O personagem em cena é Carlos da Maia, no romance "Os Maias". Estudante do Liceu em Coimbra, ele peremptoriamente resolveu deixar os compêndios de lógica e retórica para se dedicar aos de anatomia. O avô, quem o educara, apoiava o jovem, mas o desapontamento dos amigos e dos conhecidos era grande.

"As senhoras sobretudo lamentavam que um rapaz que ia crescendo tão formoso, tão bom cavaleiro, viesse a estragar a vida receitando emplastros, e sujando as mãos no jorro das sangrias".

Também o juiz de Direito, amigo da família, "confessou sua descrença no desejo do jovem 'ser médico a sério'". E, em conversa com o avô de Carlos, argumentou :

"não lhe parece que a V. Exª que há outras coisas, importantes também, e mais próprias talvez, em que seu neto se poderia tornar útil ?"

"Os Maias", talvez a mais acabada realização de Eça, é um retrato da Lisboa da época - a obra foi publicada em 1888. Os caminhos, vitrines, lugares citados pelo escritor, por onde andava Carlos em suas voltas a pé ou a cavalo, como era de costume, constituem, até hoje, o cenário de quem anda pela Lisboa antiga, do Chiado à Alfama, do Cais do Porto ao Bairro Alto. No empenho por uma descrição minuciosa, por um retrato fiel de vivências, não poderia deixar de haver na obra de Eça de Queirós a questão que tanta ansiedade gerou às famílias abastadas das províncias no século XIX.

Vale dizer que o próprio Eça de Queiros se formou em Direito, em 1866, na Universidade de Coimbra. Também seu pai, José Maria Teixeira de Queirós, era magistrado.

Será que a escolha de Carlos da Maia é sombra da escolha da própria vida do autor português ?

Não terá sido a medicina para Carlos o que foi a literatura para Eça ?

Ultramar

Machado de Assis, contemporâneo de Eça de Queirós, só que do outro lado do Atlântico, também aponta em sua literatura que a medicina e a advocacia eram o anelo dos abastados do fim do século XIX, e início do século XX. A história narrada no livro "Esaú e Jacó", por exemplo, tem como protagonistas os irmãos Pedro e Paulo. Conta-nos o bruxo do Cosme Velho que, nascidos os gêmeos, "ainda fraldados, os pais sonhavam com os pimpolhos formados : um haveria de ser advogado, e outro médico". Na vida adulta, o anseio dos pais transformou-se mesmo numa obrigação. Deu a ordem a voz materna : "você será médico, disse Natividade a Pedro, e você advogado. Quero ver quem faz as melhores curas, e ganha as piores demandas".

_________
________

Leia mais

  • 8/12/09 - Crônica de um sonho - clique aqui.
    • 7/12/09 - República - clique aqui.

    • 4/12/09 - Correspondência - clique aqui.

    • 3/12/09 - Sobre coisas e pessoas - clique aqui.

    • 2/12/09 - Médico ou advogado? - clique aqui.

    • 1º/12/09 - Crime do padre, Amaro ou Mouret - clique aqui.

    • 30/11/09 - Juridiquês - clique aqui.

    • 27/11/09 - Lei de Imprensa - clique aqui.

    • 26/11/09 - Jogo de Xadrez - clique aqui.

    • 25/11/09 - Saudosismo - clique aqui.

    • 24/11/09 - Relíquias à venda - clique aqui.

    • 23/11/09 - Cara ou coroa ? - clique aqui.

    • 20/11/09 - Crime : matar a esposa - Pena : varrer as ruas - clique aqui.

    • 19/11/09 - Com seus botões, obrigatoriamente - clique aqui.

    • 18/11/09 - Farpas contra a censura - clique aqui.

    • 17/11/09 - Trajetória de um gênio - clique aqui.

    • _________

      Patrocínio

      CCM Advocacia de Apoio
      CCM Advocacia de Apoio

      Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

      Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

      Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

      TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
      TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

      TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA