Migalhas Quentes

PGR avoca ao STF investigação de esquema de compra de decisões no STJ

O pedido está sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, por prevenção.

25/10/2024
Publicidade
Expandir publicidade

O procurador-Geral da República, Paulo Gonet, avocou ao STF todas as investigações criminais em trâmite no STJ que envolvam desembargadores, servidores e terceiros, no contexto de supostos atos de corrupção associados ao lobista Andreson de Oliveira Gonçalves. O pedido está sob a relatoria do ministro Cristiano Zanin, por prevenção.

A investigação, parte de uma operação deflagrada pela Polícia Federal, mira um esquema de compra de decisões judiciais que, segundo a apuração, teria contado com a participação ativa de Gonçalves. Nesta quinta-feira, 24, o lobista foi alvo de buscas e apreensões em meio ao desdobramento da operação, que busca indícios de corrupção e manipulação judicial no TJ/MS.

O nome de Andreson Gonçalves surgiu nas investigações após a apreensão do celular de Roberto Zampieri, advogado assassinado no final do ano passado em Cuiabá. A análise do conteúdo do aparelho revelou diálogos que indicam o envolvimento do lobista em um esquema que visava influenciar decisões judiciais em tribunais de segunda instância. Segundo a PF, as conversas no dispositivo de Zampieri apontam a possível atuação de Gonçalves na tentativa de corromper desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.

PGR avocou ao STF investigação de esquema de compra de decisões no STJ.(Imagem: Antonio Augusto/Secom/PGR)
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos