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12 passos para criar sua agência e enganar advogados ingênuos

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Atualizado em 14 de agosto de 2025 10:05

Caro fornecedor sem decência, quer ganhar dinheiro com advogados que não sabem o que é marketing jurídico e acreditam em qualquer papo, mesmo se for o mais descarado e improvável possível? Eu te mostro aqui os 12 passos para você ficar rico com o dinheiro suado dos causídicos. Vamos lá:

1 - Crie suas redes sociais e logo de cara já compre entre 20 e 30 mil seguidores para impressionar quem vê o perfil. O advogado ingênuo não consegue entender que se você tivesse esse número real de seguidores orgânicos, suas postagens teriam centenas de curtidas e compartilhamentos espontâneos ao invés do pequeno número apresentado.

2 - Grave diversos vídeos falando que sua solução é inovadora e que não necessita de esforço nenhum do advogado para ele ficar rico. Não esqueça de começar o vídeo com "Ei, advogado" (rsrs) e de gravar em locais modernos, carros luxuosos ou mansões alugadas que geram a sensação de "Nossa, como ele conseguiu! Quero ser como ele" em quem está vendo.

3 - Sempre apele para ganância existente em todos nós. Use frases como "Triplicar faturamento", "Ganhe 100 novos clientes em uma semana", "Mais de 1 milhão em contratos" e outras. É mentira? É. Mas o advogado ingênuo vai acreditar plenamente que você consegue fazer isso, mesmo não tendo prova nenhuma para apresentar.

4 - Sempre pague para patrocinar seu vídeo, mesmo sendo lógico que se você tivesse atendido e dado resultado às centenas de advogados que você diz, eles mesmo fariam a indicação de novos clientes para você, sem você precisar aparecer pagando. O advogado ingênuo nem vai perceber isso.

5 - Use depoimentos de parceiros, pirâmides de beneficiados, amigos ou simplesmente depoimentos comprados para ter alguma veracidade nos seus negócios e prova social que possa validar suas ações. Impressionar o mercado é importantíssimo para que a mentira seja absorvida! O advogado ingênuo não vai entender o trâmite envolvido por trás desses depoimentos "espontâneos" e nem vai atrás para ver se são reais. E por falar em reais, em breve talvez a Inteligencia Artificial possa ajudar na criação de depoimentos cada vez mais influenciadores e interessantes. Afinal de conta, se o advogado ingênuo vê alguém falando em vídeo deve ser real, certo? Ele ainda não entende que seguidores, curtidas, comentários e depoimentos são facilmente comprados e que existe um grande mercado de fornecedores para isso.

6 - Puxe a sardinha para sua ferramenta dizendo que ela é igual ao marketing jurídico completo. Exemplos: se você só sabe fazer marketing digital, fale que marketing jurídico é marketing digital, se você tem uma agência de criação de materiais para advogados, fale que marketing jurídico é igual a sites e redes sociais, se você tem uma assessoria de imprensa, fale que marketing jurídico é a mesma coisa que colocar um artigo em uma mídia. Mesmo o mundo inteiro sabendo que marketing jurídico é a junção entre análise criteriosa, criação de uma estratégia que explora mais de 60 ferramentas possíveis e implementação customizada baseada na rotina do escritório, o advogado ingênuo vai comprar a ideia de que uma única ferramenta vai solucionar o problema dele. Algo como falar que dá para fazer feijoada apenas com linguiça e nada mais, sabe?

7 - Ofereça algo gratuitamente: uma imersão (onde ao final você vai oferecer a compra de uma mentoria), uma palestra (onde ao final você vai oferecer a compra de um curso completo), uma mentoria (onde ao final você vai oferecer a compra de um e-book revolucionário) ou qualquer coisa que faça ele vir até você. O advogado ingênuo não entende que não existe ação gratuita onde não exista interesse em venda efetiva.

8 - Mesmo se você trabalhar no quarto da casa da sua mãe, fale "nosso time vai te atender" para parecer grande e estruturado. Se possível, nas reuniões online, use um fundo digital na câmera para parecer que está em uma sala de reunião espaçosa.

9 - Ao se referir a você, use palavras como "especialista", "referência", "autoridade", "mentor" e "líder" abundantemente, mesmo sem ninguém nunca ter te chamado assim. O advogado ingênuo acredita que se você falou que é uma destas coisas é porque é verdade. Não esqueça de colocar isso nas redes sociais também para aumentar o impacto da auto proclamação.

10 - Mesmo se estiver começando agora, fale que já tem experiência comprovada de muitos anos. O advogado ingênuo não vai verificar nada, mesmo sendo extremamente fácil pedir o CNPJ da empresa e ver realmente quando você iniciou suas atividades.

11 - Se eventualmente o advogado ficar um pouco esperto e pedir uma lista de clientes satisfeitos com seu trabalho antes de te contratar, diga que não pode passar, pois não é política da empresa e que isso poderia ferir a LGPD dos dados de seus clientes. Por mais suspeito que isso seja, o advogado ingênuo não vai achar estranho uma empresa que diz dar resultado não poder referenciar um cliente verdadeiro para conversa sobre seus resultados reais.

12 - O advogado ingênuo não vê avaliações no Google e nem pesquisa o Reclame Aqui antes de contratar. Então fique tranquilo com aquele cliente que ficou P da vida com seu trabalho e foi reclamar nas plataformas, pois o advogado ingênuo vai te contratar mesmo estando a dois cliques de entender os resultados reais que você dá ao mercado. Não esqueça de apagar comentários críticos e reclamações das suas redes sociais também, ok?

Dica final - Quando o advogado ingênuo começar a perceber a falta de resultados nos trabalhos, culpe o mercado saturado e fale que vai "tentar uma nova abordagem", assim você consegue extrair um pouco mais de dinheiro por mais um tempinho.

Pronto! Você enganou algumas centenas de advogados e agora está rico! Missão cumprida!