Uma indicação que honra o mérito, a fé e a Nação
Jorge Messias consolida uma trajetória marcada por ética, fé e técnica. À frente da AGU, alia serenidade e firmeza na defesa da Constituição e do bem comum.
sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Atualizado às 13:49
O ministro Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União, tem edificado uma das trajetórias mais sólidas, respeitáveis e coerentes da vida pública brasileira. Jurista de formação exemplar, servidor de carreira e homem de fé, Messias representa uma nova geração de líderes públicos que unem técnica, equilíbrio e valores éticos no serviço ao país.
Formado em Direito pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e mestre pela UnB - Universidade de Brasília, ele ingressou na carreira de procurador da Fazenda Nacional, destacando-se pela competência, pela sobriedade e pela fidelidade institucional.
Ao longo dos anos, exerceu funções de alta responsabilidade e, em todas elas, demonstrou serenidade e compromisso com os princípios que sustentam o Estado Democrático de Direito.
À frente da Advocacia-Geral da União, o ministro Messias tem conduzido a instituição com rara combinação de sabedoria e prudência.
Sua gestão reflete um profundo respeito à legalidade, à soberania nacional e à estabilidade das instituições.
Num cenário de intensos desafios políticos e jurídicos, sua postura firme, conciliadora e equilibrada reafirma o papel da AGU como guardiã da Constituição e promotora do interesse público.
Sua eventual indicação ao STF não seria apenas o coroamento de uma carreira exemplar, mas também um gesto simbólico de reconhecimento à competência técnica e à integridade moral.
Representaria, ainda, um aceno de respeito à comunidade evangélica brasileira, que tem participado de forma crescente da vida pública sem abrir mão de seus valores espirituais e éticos.
O ministro Jorge Messias é, ao mesmo tempo, homem de fé e de razão. Sua trajetória demonstra que é possível harmonizar o saber jurídico com a espiritualidade, a técnica com a sensibilidade, o rigor da lei com a compaixão humana.
Ele encarna a ideia de que o serviço público deve ser vocação, não privilégio; missão, não palco de vaidades.
Em tempos de tantas divisões, nomes como o de Jorge Messias inspiram esperança em um Judiciário mais plural, mais representativo e comprometido com o bem comum.
Sua presença em qualquer espaço de decisão será sempre um testemunho de que a fé, quando aliada ao preparo e à integridade, pode ser força transformadora a favor da Justiça e da Nação.
A trajetória do ministro Jorge Messias é, portanto, uma referência - não apenas para juristas e servidores, mas para todos os que acreditam que o Brasil pode ser reconstruído sobre os pilares da ética, da sabedoria e da fé.
Abner Ferreira
Advogado, jurista e bispo evangélico, líder da Assembleia de Deus - Ministério de Madureira. Com mais de 30 anos de destacada atuação em defesa da liberdade religiosa e dos direitos fundamentais, é Presidente da Comissão Especial de Juristas Evangélicos e Cristãos no Conselho Federal da OAB (CEJEC/CFOAB) e da União Internacional de Juristas Evangélicos e Cristãos (Unijur). É conferencista internacional, autor e coorganizador de obras jurídicas, entre elas o livro Direitos Humanos, Justiça Social e Liberdades Fundamentais, pela OAB Editora em homenagem ao ministro do STF André Mendonça.


