INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 6.147

MIGALHAS nº 6.147

Quarta-Feira, 23 de julho de 2025 - Migalhas nº 6.147.
Fechamento às 07h43.


"Não é só o indivíduo, mas também a sociedade que carece de defesa."

Joaquim Nabuco

Unidos pela Soberania Nacional

Em um movimento conjunto e firme, entidades e associações da sociedade civil convocam toda a população para um grande ato público de lançamento da Carta em Defesa da Soberania Nacional. O documento será lido em voz alta e clara no próximo dia 25 de julho (sexta-feira), às 11h, no simbólico e histórico cenário da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, berço das mais importantes manifestações pela democracia no Brasil. Participe. Faça parte deste momento decisivo. Mais informações em: www.soberanianacional.com.br

Em uníssono pela Justiça

A cúpula do STJ entoou firme nota em defesa do STF e contra pressões, internas e externas, que tentam desafinar o funcionamento da Suprema Corte. Para os ministros, tais gestos comprometem a harmonia institucional e atentam contra a soberania nacional. (Clique aqui)

Contornos indefinidos?

A defesa de Bolsonaro apresentou embargos pedindo esclarecimentos sobre os limites da proibição de uso de redes sociais, especialmente quanto à veiculação de entrevistas por terceiros. Os advogados alegam que a medida original não incluía esse tipo de conteúdo e que o ex-presidente não tem controle sobre publicações de terceiros. (Clique aqui)


*** Morre Walter Ceneviva ***

Faleceu ontem, aos 97 anos, o advogado e professor Walter Ceneviva. Formado pelas Arcadas (Turma IV Centenário da São Francisco, de 1954), Ceneviva ocupou o cargo de consultor-Geral da República em 1961, foi mestre em Direito Civil pela PUC/SP (1978) e regente da cadeira de Direito Civil na mesma instituição. Ao longo de sua trajetória, destacou-se não apenas em sua área de especialidade, mas também nas discussões sobre diversas áreas. Era, além de tudo, um jornalista de mão cheia. À família, enlutada, enviamos o fraterno abraço migalheiro. (Clique aqui)

Pensamentos que seguem atuais

Em 2012, Migalhas teve a honra de entrevistar o professor Walter Ceneviva. Com a lucidez que lhe era característica, ele tratou de temas como a busca pela verdade, a preservação da democracia e a necessária independência entre os Poderes da República. Treze anos depois, suas palavras permanecem atuais, mostrando verdadeiro legado de sabedoria e compromisso com o Estado de Direito. Assista. (Clique aqui)


Mão na roda

No fundo, no fundo, o advogado sabe que sua atuação é muito mais efetiva quando alguém vai presencialmente despachar com o juiz ou entrega, em mãos, os memoriais. Ainda mais porque, se ele não for, a outra parte irá. É nessa hora que o advogado (desprovido, como todos (exceto Ele), do dom da ubiquidade) deve se valer dos Correspondentes cadastrados no Migalhas, que polvilham o Brasil de norte a sul e prestam esse auxílio estratégico com presteza e discrição. Não perca tempo, contrate um Correspondente Migalhas imediatamente para aquele prazo importante. (Clique aqui)

Alucinou

STJ negou HC impetrado pela DPE/SP que buscava conceder indulto natalino a um preso. O destaque do caso, no entanto, foi outro: foi determinado o envio de ofício à Defensora Pública Geral do Estado diante da suspeita de uso indevido de inteligência artificial na petição. Segundo o relator, a defesa mencionou precedente possivelmente gerado por "alucinação de inteligência artificial". (Clique aqui)

Má-fé

Juiz extinguiu cumprimento de sentença por inexistência de título válido e aplicou multa por má-fé à parte que tentou executar valores com base em decisão anulada. (Clique aqui)

Depósitos judiciais

A partir de 2026, depósitos judiciais em processos contra a União passarão a ser corrigidos pelo IPCA, em vez da taxa Selic, conforme a portaria MF 1.430/25. Tributarista explica as principais mudanças trazidas pela nova norma. (Clique aqui)

Juízes anônimos

Associação de advogados criminalistas acionou o CNJ contra a resolução do TJ/SC que institui vara com juízes "sem rosto" para julgar organizações criminosas. A entidade aponta inconstitucionalidades e pede a imediata suspensão dos efeitos da norma. (Clique aqui)

Sons da Justiça

Ministros do TST têm recorrido à música para expressar aspectos subjetivos de disputas judiciais. Em voto sobre dispensa discriminatória de bancário após três décadas de trabalho, a ministra Maria Helena Mallmann citou "Guerreiro Menino", de Gonzaguinha, para realçar o impacto da ruptura entre identidade e profissão. Já o ministro Fabrício Gonçalves evocou "Lágrima de Amor", de Beto Guedes, ao julgar ação por danos morais envolvendo a tragédia de Brumadinho. (Clique aqui)

No ritmo do crime

TJ/SP condenou funkeiro por apologia ao crime. Cantor foi responsabilizado por música que exaltava armamento pesado e confronto com a polícia, lançada logo após ataque a bancos em Botucatu, em 2020. (Clique aqui)

Proibidão em alta

Justiça decretou novamente a prisão de Oruam. Rapper teve preventiva decretada após incitar seguidores contra ação da Polícia Civil. (Clique aqui)

Mãe ingrata

Ministro Reynaldo da Fonseca negou prisão domiciliar a mulher condenada por desviar verba de campanha solidária destinada ao tratamento do próprio filho, diagnosticado com doença rara. (Clique aqui)

Falta de empatia

Empresa foi condenada a indenizar funcionário após ter seu acidente de trabalho divulgado no TikTok com trilha sonora humorística. (Clique aqui)

Quebra de confiança

TRT-15 manteve justa causa de vigilante que organizou esquema de "troca de favores" com colegas de plantão. Ele cobrava e pagava por coberturas de turno, saídas antecipadas e ajustes de escala, sem autorização. (Clique aqui)


Correspondentes Migalhas


Risco ignorado

Concessionária deverá indenizar agente de pedágio atropelada durante o trabalho por não garantir segurança adequada no posto. (Clique aqui)

Cobrança indevida

TJ/PR condenou o Detran a indenizar proprietário que continuou sendo cobrado por tributos de veículo sinistrado e fora de circulação. (Clique aqui)

Faltou cautela

TJ/SC confirmou busca e apreensão de veículo quitado via boleto falso e rejeitou indenização, atribuindo à consumidora a responsabilidade por negociar fora dos canais oficiais. (Clique aqui)

Crítica permitida

TJ/SP rejeitou pedido de indenização de influenciadora digital que se sentiu ofendida por crítica genérica de outra influencer sobre marketing digital. (Clique aqui)

Rastro digital

TJ/SC manteve decisão que obriga o Google a remover site fraudulento ligado à marca Growth Supplements e a fornecer dados de conexão para identificação dos responsáveis. (Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas.

ÁRMAN Advocacia ÁRMAN Advocacia
Arnone Advogados Associados ÁRMAN Advocacia
Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados

  • Colunas

Família e Sucessões

Professor Flávio Tartuce discute as inovações propostas na reforma do Código Civil para o testamento particular, incluindo formas digitais e redução de formalidades, visando à efetividade do ato. (Clique aqui)


  • Migalhas de peso

- "Como obter um visto de turismo para os EUA após uma rejeição", por Mara Pessoni (Witer, Pessoni & Moore an International Law Corporation). (Clique aqui)

- "Por que artigos científicos podem decidir seu processo de visto para os EUA?", por Ricardo Fernandes e Thomaz Gouveia Leite Fernandes (Fernandes Advogados). (Clique aqui)

- "Impasses jurídicos e regulatórios da nova Estratégia Nacional de Qualidade", por Thiago Presta Queiroz Jorge (Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA)). (Clique aqui)

- "Liberdade religiosa no constitucionalismo brasileiro: Da intolerância colonial à proteção fundamental na Constituição de 1988", por Abner Ferreira e Sóstenes Marchezine (Arnone Advogados Associados). (Clique aqui)

- "Prevenção de acidentes no trabalho: Proteção da vida aliada à vantagem competitiva", por Alex de Freitas Rosetti (Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados). (Clique aqui)

- "PEC 66/23: A esperança é que o Supremo suspenda a irresponsabilidade da Câmara", por Marco Antonio Innocenti (Innocenti Advogados). (Clique aqui)

- 
"A 'satisfação confortável' como standard de prova em casos de manipulação de resultados: Breve análise da decisão CAS 2017/A/5338 (Olegs Penkovskis vs.LFF)", por Gustavo Favero Vaughn (Cesar Asfor Rocha Advogados) e Salvio Dino Júnior(Clique aqui)


Apoiadores

Clique aqui para conhecer os festejados Apoiadores de Migalhas

Arnone Advogados Associados ARS Advogados
Arystóbulo Freitas Advogados Avelar Advogados
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia Ayres Ribeiro Advogados

Evento MIgalhas


Empoderamento

Black Sisters in Law, conduzida por Dione Assis (Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados), lança a mentoria "GO SISTERS" e reúne 18 advogadas negras de todo o Brasil em um programa de reposicionamento estratégico e liderança jurídica. (Clique aqui)

IA o Direito

Fragata e Antunes Advogados lança a "EficiêncIA", área que usa IA para qualificar petições e combater a litigância abusiva com estratégia, dados e inteligência jurídica. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 185 anos, em 23 de julho de 1840, ocorreu a Declaração da Maioridade de Dom Pedro de Alcântara, que, aos 14 anos de idade, foi antecipadamente declarado imperador do Brasil, assumindo o trono como Dom Pedro II. O ato marcou o fim do período regencial, encerrando a administração de Pedro de Araújo Lima, o então regente do Império. (Compartilhe)


Sorteio

A obra "Código Tributário Nacional" (Edipro, 416p.), escrita por Jair Lot Vieira, que faz parte da coleção "Mini Códigos", traz índices, notas remissivas e conteúdo atualizado até janeiro de 2025 sobre o CTN, conforme o Diário Oficial da União. Participe do sorteio! (Clique aqui)

Novidades

Quer entender de vez as diferenças entre contratos civis e empresariais? Fábio Ulhoa Coelho traz uma análise clara, prática e inédita sobre o tema em sua nova obra "Contratos Civis e Empresariais", publicada pela Revista dos Tribunais. (Clique aqui)

Trench Rossi Watanabe lança a série "COP 360°", com debates sobre a COP30, sustentabilidade e clima. O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Ekos Brasil, é liderado pela sócia Renata Amaral. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, às 16h, a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio (Basilio Advogados) vai proferir a palestra de abertura da solenidade de posse da comissão do "Tribunal do Júri", no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da seccional. Na ocasião, será comemorado o aniversário de 203 anos do Tribunal do Júri.

Alice Voronoff e André Cyrino, de Binenbojm, Cyrino, Koatz & Voronoff Advogados, serão palestrantes no "II Congresso Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador", que será realizado nos dias 21 e 22/8, em SP. (Clique aqui)

Marcella Martins Montandon, de Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados, foi nomeada presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Infraestrutura do IBRADIM.

Regulamentação e desmatamento

Como a nova regra da União Europeia contra o desmatamento afeta o Brasil? A FGV Direito Rio realiza hoje, às 14h, o webinar "Impact of the EUDR in Brazil: discussing challenges, opportunities and pathways for implementation" para debater impactos da EUDR, reunir especialistas e lançar estudos com propostas para enfrentar os desafios. (Clique aqui)

Representatividade

Nos dias 24 e 25/7, a OAB/SP celebra a força das juristas negras no Congresso "Vozes de Julho". Com debates, homenagens e a Medalha Tereza de Benguela, o evento exalta resistência, equidade e transformação no sistema de Justiça. (Clique aqui)

Mercado eletrônico e Direito

Quer entender os desafios jurídicos do mercado de fintechs e meios de pagamento? FGV Direito SP te convida para um webinar com Giancarllo Melito, no dia 29/7. (Clique aqui)

Viabilidade da conciliação

"Conciliação no STF em ações de controle concentrado é possível?" Para responder a essa pergunta, o CESA reúne os professores Gabriela Dourado, Georges Abboud e Oscar Vilhena Vieira na reunião de associadas do mês de agosto. Dia 4/8, em SP ou on-line. (Clique aqui)

Mestrado

FGV Direito Rio está com inscrições abertas, até 5/8, para disciplinas avulsas do Mestrado Profissional. Aulas com grandes nomes do Direito. (Clique aqui)

Sistema jurídico inteligente

O sistema jurídico Lysis utiliza recursos de automação, integração com tribunais e inteligência aplicada à rotina jurídica. Acompanhe as demandas da advocacia contemporânea e invista no seu escritório. (Clique aqui)


Mural Migalhas - Oportunidade de trabalho

Sempre que se busca uma cidade no site Migalhas, procurando-se um correspondente jurídico, e não se encontra, o sistema nos avisa e, aí, nasce uma oportunidade. Ei-la abaixo, atualizada diariamente: é o rol de cidades nas quais há emergente necessidade de um profissional, mas não há, ainda, nenhum migalheiro cadastrado:

MA/Bacabal
MA/Buriticupu
MA/Santa Luzia do Paruá
MA/São Bento
MG/Almenara
MG/Cambuquira
MG/Paraopeba
MS/Rio Negro
PE/Buíque
PE/Itapetim

Se você quer se candidatar para eventualmente atender quem procura, clique aqui.


Fomentadores

Clique aqui para conhecer todos os Fomentadores do Migalhas

EPD - Escola Paulista de Direito Faculdade de Direito de Franca
FGV Direito Rio FGV Direito SP

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA
"Chinese Automakers in Brazil Eye Prize: All of Latin America"

The Washington Post - EUA
"Border Patrol expands its reach"

Le Monde - França
"Loi Duplomb : l'exécutif à son tour sous pression"

Corriere della Sera - Itália
"Giustizia, il sì al Senato e le proteste"

Le Figaro - França
"Les raisons du revirement de Trump face à Poutine"

Clarín - Argentina
"Milei acusó de traidora a la vicepresidenta en una ruptura grave"

El País - Espanha
"Junts y Podemos votan con PP y Vox contra el decreto antiapagón"

Público - Portugal
"Ministério Público abriu cinco mil inquéritos por stalking em cinco anos"

Die Welt - Alemanha
"Minister Frei will schärfere Regeln beim Bürgergeld"

The Guardian - Inglaterra
"Israel faces growing outrage over 'indefensible' killing of civilians"

O Estado de S. Paulo - São Paulo
"Após ultimato de Moraes, defesa diz que Bolsonaro vai se calar"

Folha de S.Paulo - São Paulo
"Venda de carne brasileira para os EUA despenca 80% antes de tarifaço"

O Globo - Rio de Janeiro
"Bolsonaro nega ter descumprido medidas e pede aval a entrevistas"

O Estado de Minas- Minas Gerais
"Prejuízo bilionário"

Correio Braziliense - Brasília
"Adeus à lenda do rock Ozzy Osbourne"

Zero Hora - Porto Alegre
"Porto Alegre registra a inflação de alimentos mais alta entre as capitais"

O Povo - Ceará
"Advogadas são presas por golpe milionário contra idosos"

Jornal do Commercio - Pernambuco
"Bolsonaro promete silêncio e cobra de Moraes esclarecimento"

Atualizado em: 23/7/2025 08:56

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR